Tópicas da temporalidade na poesia contemporânea de língua portuguesa
Palabras clave:
Poesia Contemporânea. Carpe diem. Exegi Monumentum.Resumen
Durante a tradição clássica a imitação de modelos e formas literárias alimentava a produção dos artistas, a
poesia era, sobretudo, imitativa. Um poeta, para ser classificado como bom, deveria saber imitar o que os
seus mestres faziam. Posteriormente com o romantismo é a ideia de originalidade que se impõe como critério
para a criação, pois o movimento romântico defendeu uma literatura acima de tudo original e propôs
que os lugares-comuns não deveriam mais ser utilizados como parâmetro para a criação. Entretanto, apesar
dessa grande ruptura romântica com o clássico, há na poesia contemporânea a recorrência de topoi líricos,
o que põe em xeque o conceito de o que é ser original em literatura e se realmente é possível sê-lo. Importanos,
no entanto, demonstrar que mesmo depois da descontinuidade romântica com o tradicional, ainda há
na poesia atual autores que se valem de lugares-comuns da lírica clássica para compor suas obras. O topos
ou lugar-comum, conforme nos informa Ernst Robert Curtius em seu livro Literatura Européia e Idade
Média Latina, é proveniente da literatura antiga – da lírica principalmente – e são comumente visitados por
poetas de várias épocas, inclusive da atualidade. Desta maneira, no decorrer de toda a pesquisa, buscou-se
investigar a recorrência dos lugares-comuns carpe diem e exegi monumentum na poesia contemporânea. O
carpe diem, presente na ode n° 11 do Livro das Odes de Horácio significa viver o dia, colher o dia, ou seja,
aproveitar o hoje, viver o momento e deixar de se preocupar tanto com o futuro. O exegi monumentum, por
sua vez, foi uma expressão utilizada por Horácio em sua Ode 3.30 que ressalta o caráter imortalizador da
poesia. Interessa-nos, contudo, demonstrar a maneira como autores modernos, mesmo depois da originalidade
ser parâmetro para criação, valem-se dos lugares-comuns consagrado por Horácio, manipulando-os e
dando a eles novas direções semânticas ao colocar seu talento pessoal e as ideias de sua época.
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