EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal

Autores

Palavras-chave:

TICs; neoliberalismo; inclusão digital; trabalho.

Resumo

Este estudo busca analisar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto neoliberal e suas implicações na inclusão digital, na precarização das relações de trabalho e nas políticas públicas voltadas para a democratização tecnológica. Sob essa lógica as TICs são apresentadas como ferramentas para promover eficiência e inclusão social. Esta pesquisa indaga se as tecnologias, em sua aplicação reforçam desigualdades estruturais e servem como instrumento de consolidação das lógicas de mercado. A inclusão digital revela que, o aumento no acesso às tecnologias, as políticas públicas negligenciam aspectos estruturais e qualitativos, como alfabetização digital pode levar a exclusão de populações vulneráveis. No campo do trabalho, as TICs têm intensificado a flexibilização das relações laborais, promovendo condições precarizadas, insegurança econômica e a transferência de riscos, em conformidade com os princípios neoliberais.

Palavras-chave: TICs; neoliberalismo; inclusão digital; trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Lôbo, Faculdade de Inhumas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-Goiás). Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Centro Universitário Mais (UniMais), onde integra a Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais e coordena o projeto de pesquisa: Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica. Professora do Curso de pedagogia (Unimais).

Fernanda Fernanda de Melo Fantini Monteiro, Centro Universitário mais - UniMais

Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação do Centro Universitário Mais (Unimais). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás.  Professora da rede municipal de Educação do município de Trindade.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Lôbo, D., & Fernanda de Melo Fantini Monteiro, F. (2024). EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal. Revista Húmus, 14(43). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/25471