EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal

Autores/as

Palabras clave:

TICs; neoliberalismo; inclusão digital; trabalho.

Resumen

Este estudo busca analisar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto neoliberal e suas implicações na inclusão digital, na precarização das relações de trabalho e nas políticas públicas voltadas para a democratização tecnológica. Sob essa lógica as TICs são apresentadas como ferramentas para promover eficiência e inclusão social. Esta pesquisa indaga se as tecnologias, em sua aplicação reforçam desigualdades estruturais e servem como instrumento de consolidação das lógicas de mercado. A inclusão digital revela que, o aumento no acesso às tecnologias, as políticas públicas negligenciam aspectos estruturais e qualitativos, como alfabetização digital pode levar a exclusão de populações vulneráveis. No campo do trabalho, as TICs têm intensificado a flexibilização das relações laborais, promovendo condições precarizadas, insegurança econômica e a transferência de riscos, em conformidade com os princípios neoliberais.

Palavras-chave: TICs; neoliberalismo; inclusão digital; trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniella Lôbo, Faculdade de Inhumas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-Goiás). Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Centro Universitário Mais (UniMais), onde integra a Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais e coordena o projeto de pesquisa: Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica. Professora do Curso de pedagogia (Unimais).

Fernanda Fernanda de Melo Fantini Monteiro, Centro Universitário mais - UniMais

Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação do Centro Universitário Mais (Unimais). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás.  Professora da rede municipal de Educação do município de Trindade.

Publicado

2024-12-21

Cómo citar

Lôbo, D., & Fernanda de Melo Fantini Monteiro, F. (2024). EDUCAÇÃO E TICS: desafios contemporâneos no cenário neoliberal. Revista Húmus, 14(43). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/25471