ENSINO DE HISTÓRIA E ANIMAÇÕES DIGITAIS: relato de experiência e proposta de abordagem metodológica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n43.2024.44Parole chiave:
Ensino de História, Animações, Metodologia, StoryboardAbstract
O presente artigo propõe um debate teórico e metodológico sobre o uso de animações para o Ensino de História. A partir de um levantamento prévio, foi possível constatar que o campo é relativamente novo na área, uma vez que há indícios de fragilidades estruturais e formativas; além disso, há poucas iniciativas massificadas de formação continuada, tal como de estrutura para seu exercício na esfera escolar de modo abrangente. Seja como for, considerando conceitos como agência, representação e memória, o uso de animações em sala de aula parece uma boa estratégia enquanto experiência de aprendizagem significativa por parte dos(as) educandos(as). Por fim, o artigo avança para um relato de experiência de formação com professores de escolas públicas e privadas no âmbito do XXXXX, o que possibilitou dividir um conjunto de estratégias no sentido de tentar integrar os estudantes da Educação Básica no processo de produção de animações conforme suas realidades escolares e suas pesquisas em curso.
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