INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: outras regionalidades

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-4358v13n40.2023.17

Mots-clés :

Universidade, Regionalização, Decolonialidade

Résumé

O tema da internacionalização da Educação Superior (ES) cresceu nas últimas décadas e ocupa espaço significativo nas agendas das universidades e políticas públicas. O objetivo do artigo é problematizar a racionalidade moderna/colonial, com foco na categoria regionalidade, visando compreender a universidade e a internacionalização da ES como pilar do modelo universalizante de ciência. O caminho teórico-metodológico, a partir da decolonialidade, busca identificar e discutir movimentos e tensionamentos próprios da racionalidade moderna/colonial, que se impôs à universidade e, constrói modelos de internacionalização. A partir de experiências de duas universidades -  Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) e das U.S. Tribal Colleges and Universities (TCUs) - identificamos outras regionalidades que tensionam e constroem distintas e diversas possibilidades de universidade e internacionalização, a partir de outras realidades, sensibilidades e cosmovisões.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal no Paraná

Professora Associada 3 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR). Participou do Programa de Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia (Jul/2017 - Jun/2018). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CAPES/PIQDTec (2007-2011). Participou do Programa de Visiting Scholar no Center for the Study of Higher Education na Universidade do Arizona (Jan-Abril/2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2000). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1990). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR/2015/2017). A partir da perspectiva decolonial os principais interesses de investigação estão no campo da Educação Superior como lugar epistêmico, com foco em temas como produção de conhecimentos, interdisciplinaridade, internacionalização e interculturalidade.

Fábio Zambiasi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando do PPGDR/UTFPR.

Références

Alcadipani, R. Academia e Fábrica de Sardinhas. Organização & Sociedade, 18(57), 345-348. 2011. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11155

Azevedo, M. L. N. The bologna process and higher education in Mercosur: regionalization or europeanization?. International Journal of Lifelong Education, 33(03), 1-18. 2014. https://doi.org/10.1080/02601370.2014.891884

Castro-Gómez, S. Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In S. Castro-Gómez & R. Grosfoguel (Eds.). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global (pp. 79-91). 2007. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

Del Valle, D. e Perrotta, D. Internacionalización universtiaria y mobilización política. Buenos Aires: CLACSO; IEC-CONADU. 2023.

Escobar, A. La invención del desarrollo. Popayán: Universidad del Cauca. 2014.

Escobar, A. Sentipensar con la tierra: transiciones: puentes transatlánticos para diseñar redes entre Sures y Nortes. Re-visiones, 10, 1-18. 2020. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7742075

Grosfoguel, R. Los cuatro genocidios/epistemicidios del largo siglo XVI y las estructuras de conocimiento racistas/sexistas de la modernidad en la universidad occidental. Revista Izquierdas, 51, 1-20, 2022. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8361360

Haesbaert, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Antares, 3, 2-24, 2010. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/416

Huaman, E. A. S., Chiu, B., & Billy, B. Indigenous internationalization: indigenous worldviews, higher education, and tribal colleges and universities. Education Policy Analysis Archives, 27(101), 01-29, 2019. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.4366

Mignolo, W. Histórias Locais/Projeto Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamentos liminar. São Paulo: Editora UFMG, 2003.

Mignolo, W. Geopolítica de la sensibilidad y del conocimiento. Sobre (de) colonialidad, pensamiento fronterizo y desobediencia epistémica. Revista de Filosofía, 74(2), 7-23, 2013. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4520938

Morosini, M. C., e Dalla Corte, M. G.. A internacionalização da educação superior. In M. Morosini (Org.), Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES (pp. 35-170). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.

Mwangi, C. G., Latafat, S., Hammond, S., Kommers, S., Thoma, H. S., Berger, J., & Blanco-Ramirez, G. Criticality in international higher education research: a critical discourse analysis of higher education journals. Higher Education, 76, 1091-1107, 2018. https://doi.org/10.1007/s10734-018-0259-9

Pozenato, J. C. Algumas considerações sobre região e regionalidade. In J. C. Pozenato (Ed.), Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural (pp. 149-157). Caxias do Sul: Educs, 2003.

Quijano, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In E. Lander (Org.), A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas, (pp. 116-142). Buenos Aires: CLACSO, 2005.

Rubin-Oliveira, M e Costa, M. L. D. . Internacionalização da educação superior at home. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, p. e022036, 2021.

Santos, M.. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Sousa Santos, B. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

Sousa Santos, B. Decolonizar la universidad: el desafío de la justicia cognitiva global. Buenos Aires: CLACSO, 2021.

Stein, S. Critical internationalization studies at an impasse: making space for complexity, uncertainty, and complicity in a time of global challenges. Studies In Higher Education, 46(09), 1771-1784, 2019. https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1704722

Tauchen, G., Briceño, J. C., e Borges, D. S.. Internacionalização da educação superior: redes sociais e preocupações emergentes. Educação, 46(1), 1-16, 2023. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44654%0D

Torres, C., & Schugurensky, D. The political economy of higher education in the era of neoliberal globalization: Latin America in comparative perspective. Higher Education, 43(04), 429-455, 2002. https://www.jstor.org/stable/3447534

Wielewicki, H. de G., e Rubin-Oliveira, M. Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas Em Educação, 18(67), 215–234, 2010. https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000200003.

Zambisi, F. e Rubin-Oliveira, M. Decolonizar a universidade: reflexões em direção a uma universidade transcultural. Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, p. 07-26, 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-01

Comment citer

Rubin-Oliveira, M., & Zambiasi, F. . (2023). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: outras regionalidades. Revista Húmus, 13(40). https://doi.org/10.18764/2236-4358v13n40.2023.17