Os obstáculos para a implantação da Educação em Direitos Humanos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n35.2022.5Palabras clave:
direitos humanos, direito humano à educação, educação em direitos humanosResumen
Este artigo trata da educação em direitos humanos e dos documentos nacionais para a sua implantação no Brasil, e considera-se relevante, pois a educação, enquanto ferramenta eficaz reconhecida para a formação de um indivíduo, é meio efetivo para a plena concretização da dignidade da pessoa humana, haja vista que auxilia o ser humano a compreender suas causas e oferece material para a análise, tomada de decisões e atitudes que certamente contribuirão para amenizar as mazelas sociais contemporâneas. Neste sentido, a educação em direitos humanos contribui na criação de uma cultura de prevenção, fundamental para a erradicação da violação destes, bem como é o meio para efetivamente dar a conhecer e distinguir os referidos direitos para que seja possível atuar a seu favor e, sobretudo, desfrutá-los. Desta maneira, é imprescindível analisar os documentos nacionais para se analisar como é a previsão dentro do ordenamento brasileira da modalidade de ensino em comento. O problema enfoca em responder quais são os documentos nacionais que prevêem a implantação da educação voltada aos direitos humanos. O objetivo geral é apontar os documentos nacionais no Brasil que estabelecem a implantação da educação em direitos humanos e os objetivos específicos são: a) abordar o direito humano à educação; b) apresentar a educação em direitos humanos e os seus objetivos; e c) apontar os documentos nacionais nos quais consta a previsão para a implantação da educação em Direitos Humanos no Brasil. O método de abordagem é de investigação dedutivo e de pesquisa o bibliográfico, através do procedimento de artigo científico para que ao final sejam apresentados os documentos nos quais conste a previsão da implantação da educação em direitos humanos.
Descargas
Citas
ARTAL, Carolina Ugarte. Las Naciones Unidas y La educación em derechos humanos. Pamplona: Universidad de Navarra, 2004.
BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf. Acesso em 31 jul. 2020.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicaocompilado.htm. Acesso em 25 jul. 2020.
DELORS, Jacques. La educación encierra um tesoro. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. Madrid: SANTILLANA-Unesco, 1996.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em 26 jul. 2020.
DICIO. Dicionário Online de Língua Portuguesa. Disponível em https://www.dicio.com.br/educacao/. Acesso em 31 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GÓMEZ, María José Albert; CALABUIG, María Garcia Pérez. La educación en derechos humanos a través del ciberespacio. Madrid: Editorial Universitária UNED/Tamos Areces, 2011.
GORCZEVSKI, Clóvis. Direitos Humanos, Educação e Cidadania: conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2016.
GORCZEVSKI, Clóvis; MARTIN, Nuria Belloso. Educar para os direitos humanos: Considerações, Obstáculos, Propostas. São Paulo: Atlas, 2015.
LÓPEZ, A. Martínez-Carbonell. Claves educativas para responder a lós actuales retos de Europa. Persona y Derecho, v. 66, 2012, p. 218.
MAGRI, Cledir Assissio. A educação em Direitos Humanos: uma abordagem a partir de Paulo Freire. Mestrado em Educação. UPF– UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, 2010. Disponível http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/713/1/2010CledirAssisioMagri.pdf. Acesso em 04 ago. 2020.
MAGRI, Cledir Assissio. A educação em Direitos Humanos: uma abordagem a partir de Paulo Freire. REP – Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 19, n. 01, p. 44-66, 2012.
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE. Acesso em: 31 jul. 2020.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça internacional. São Paulo: Saraiva, 2010.
PIOVESAN, Flávia; FACHIN, Melina, Girardi Fachin. Educação em Direito Humanos no Brasil: desafios e perspectivas. Revista Jurídica da Presidência. Brasília, v. 19, n. 117, Fev./Maio 2017.
ROIG, Rafael de Asís. Palabras Previas. In: RIBIOTA. Silvina (ed.) Educación em Derechos Humanos. La assignatura pendiente. Madrid: Dykinson, 2006.
RUBIO, David Sanchez. Educación para La ciudadanía y lós derechos humanos. Propuesta didática. Madri: Algaida, 2007.
SANTOS JORNA ESCOBERO, Presidente da Secção Espanhola da Anistia Internacional. In: Presentación. Educación em Derechos Humanos. Propuestas Didáticas. Madri: Sécción Española de Amnistia Internacional, 1995.
SAVIANI, Demerval. Educação, cidadania e transição democrática. In: COVRE, Maria de Lourdes Manzini, org. A cidadania que não temos. São Paulo. Brasiliense, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Húmus
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.