MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre

Autores/as

  • Julio Moracén Naranjo Universidade Federal de Sao Paulo

Palabras clave:

Teatro Negro, Gênero e identidade nas Américas e no Caribe, Diálogo cultural.

Resumen

Este trabalho estuda a relação de gênero e sociedade em Cuba e Brasil apartir da análise de duas personagens femininos (Maria Antonia e Efigênia) em um cenário de referência do teatro negro caribenho, tomando como ponto de partida duas obras emblemáticas deste teatro: Sortilégio (1957), do autor brasileiro Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), do autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. Em relação às expressões construção de identidade, cidadania e contemporaneidade, estes personagens femininos são paradigmáticos para entender as relações de gênero nos dois paises, Cuba e Brasil, onde vemos recapitulando-se, tanto no plano dos grupos sociais como no plano dos individuos particulares, diversas passagens em diferentes níveis da construção de identidades femininas numa meta-reelaboraçao contínua de materiais simbólicos que transforman modos de ser, pensar e viver, “entre lugares” de culturas caribenhas transculturadas.

Palavras-chave: Teatro Negro. Gênero e identidade nas Américas e no Caribe. Diálogo cultural

Resumen

Este trabalho estudia la relación de género y sociedad en Cuba y Brasil a partir del análisis de dos personajes femeninos (Maria Antonia e Efigênia) en un escenario de referencia del teatro negro caribeño, tomando como punto de partida dos obras emblemáticas de este teatro: Sortilégio (1957), del autor brasileño Abdias do Nascimento e Maria Antonia (1967), del autor cubano Eugenio Hernandez Espinosa. En relación a las expresiones construcción de identidad, ciudadanía y contemporaneidad, estos personajes femeninos son paradigmáticos para entender las relaciones de género en los dos paises, Cuba y Brasil, donde vemos que se recapitulan, tanto en el plano de los grupos sociales como en el plano de los individuos particulares, diversos pasajes en diferentes niveles de construcción de identidades femeninas en una meta-reelaboración continua de materiales simbólicos que transforman modos de ser, pensar e vivir, “entre lugares” de culturas caribeñas transculturadas.

Palabras clave: Teatro Negro. Género e identidad en las Américas y en el Caribe. Diálogo cultural

Abstract

This paper investigates the relationship of gender and society in in Cuba and Brazil from the analysis of two female characters (Maria Antonia and Efigênia) in a scenario of reference of Caribbean black threatre, taking as its point of departure two emblematic plays: Sortilégio (1957), by the Brazilian playwright Abdias do Nascimento and Maria Antonia (1967), by Cuban playwright the Eugenio Hernandez Espinosa. In relation to the expressions, construction of identity, citizenship, contemporaneity, these female characters provide paradigms for understanding gender relations in in both countries, Cuba and Brazil. This is summed up, in terms of both social groups and particular individuals, through diverse passages in the different levels of constructing feminine identity in a continuous meta- revamping of symbolic materials that transform ways of being, thinking and living “between places” of transcultured Caribbean cultures.

Keywords: Black Theater. Gender and Identity in Americas and Caribbean. Cultural dialogue

 

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Biografía del autor/a

Julio Moracén Naranjo, Universidade Federal de Sao Paulo

Julio Moracen Naranjo, antropólogo, poeta, director de teatro e Professor de Patrimonio Imaterial no departamento de historia da Universidade Federal de Sao Paulo; possui graduação em Licenciatura em Artes Cénicas pelo Instituto Superior de Arte (1996). Cconcluiu o doutorado em Estudos Latinoamericanos pela Universidade de São Paulo em 2004 e também é Investigador associado ao Centro de Teatro y Danza de la Habana. Atua na área de Patrimonio Imaterial e Artes do Espetaculo, com ênfase em Etnocenologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Patrimonio Imaterial, Etnocenologia, Performance negra, Antropologia e Teatro, Etnomusicologia, africanidades, Historia de Cuba, Historia de África (Afro-america e Caribe), Processos de Identidades Culturais nas Migrações, teatro caribenho e teatro negro-africano. E-mail: juliomoracen@yahoo.com. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em História Contemporânea - Universidad Complutense de Madrid (2000). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão. Tem realizado estudos sobre migração, memória e identidade. Participa do Conselho Editorial das revistas Revista Brasileira do Caribe e - Inter-ação (Goiânia). Tem organizado vários congressos de história oral no Estado de Goiás e foi Diretora Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Historia Oral de 2002-2006. Tem experiência nas áreas de História Contemporânea, com ênfase em Cuba. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: história oral, Cuba, Caribe, universidade.

Cómo citar

Naranjo, J. M. (2012). MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gênero e sociedade no teatro negro caribenho/ MARIA ANTONIA E EFIGÊNIA: gender and society in black caribbean theatre. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/875

Número

Sección

Dossiê: mulher e Caribe: aproximações à problemática de gênero