PEQUENO MANUAL AFRO-CAPIXABA

propostas de afro-ações para aulas de História

Autori

  • Onildo de Souza Moraes Faculdade Unida de Vitória (FUV)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.37

Parole chiave:

Afrocentricidade, decolonialidade, afroperspectivas, afro-capixaba

Abstract

Vivemos um momento assaz frutífero, no que se refere a produção de narrativas afrocentradas que contribuam para o respeito e valorização da cultura negro-africana em nosso país. Seguindo essa trajetória, elaboramos um pequeno manual pedagógico para os docentes, cuja função pedagógica pretende esclarecer alguns conceitos afrocentrados no panorama negro-capixaba na perspectiva de uma Educação Étnico-Racial (EER) nas escolas, conforme prevê a Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU). Simultaneamente, propomos afro-ações decoloniais para seu uso nas aulas de História no Ensino Médio no enfrentamento e combate antirracista nas escolas.

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Pubblicato

2022-12-20

Come citare

de Souza Moraes, O. (2022). PEQUENO MANUAL AFRO-CAPIXABA: propostas de afro-ações para aulas de História. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(13), 250–256. https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.37