O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições africanas ao Teatro Popular de Bonecos do Brasil

Autori

Abstract

Este presente estudo foi desenvolvido a partir do levantamento de materiais, teóricos e empíricos, apoiado na pesquisa bibliográfica. A análise dos dados se desenvolveu em torno de uma hermenêutica acerca das tradições africanas de Teatro de Bonecos e as suas contribuições estéticas para a formação dessa linguagem artística praticada no Brasil, além de verificar e problematizar como se dão as representações dos personagens negros no Teatro de Bonecos popular do país.

Palavras-chave: Teatro de Bonecos Africano. Teatro de Bonecos Popular do Brasil. Representação do Negro.

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Biografia autore

Gleydson de Castro Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestrando em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, pós-graduando (Lato Sensu) em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBAIANO e licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018), com período sanduíche realizado na Universidad de Guadalajara, no México (2017).

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Pubblicato

2020-05-14

Come citare

Oliveira, G. de C. (2020). O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições africanas ao Teatro Popular de Bonecos do Brasil. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(4). Recuperato da https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/11087

Fascicolo

Sezione

Artigos