CRIANDO RITUAIS: capoeira, literatura infantojuvenil negra e outros saberes como instrumentos de socialização de crianças

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.21

Mots-clés :

Capoeira, literatura infanto juvenil negra, criança, socialização

Résumé

Este trabalho relata processos educacionais ocorridos entre uma pedagoga com grande interesse na literatura infantil, um sociólogo formado nas práticas da capoeira angola e um grupo heterogêneo de crianças de 4 a 12 anos frequentadoras de uma organização não-governamental na cidade de Itirapina, SP. Nesse processo foram combinados saberes acadêmicos como a pedagogia e a sociologia com saberes não acadêmicos como a capoeira angola e a literatura. O resultado foi a construção de uma série de pequenos rituais que, por sua vez, constituíram um espaço de socialização que trouxe segurança psíquica para as crianças expressarem sua subjetividade de maneira cooperativa e não violenta. No que tange ao saber sociológico e pedagógico, esses rituais foram construídos a partir dos aportes teóricos da sociologia da infância, sobretudo da categoria de processos de socialização, dentro dos quais a criança é considerada um agente ativo em seu tornar-se pessoa. Os resultados apreendidos a partir dos relatos das crianças e de observações diretas, mostram um aumento significativo no relacionamento intersubjetivo baseado na cooperação.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Ayodele Floriano Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação (UFSCar) e pesquisadora do NEAB/UFSCar.

Alan Caldas

Doutor em Sociologia (UFSCar).

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Publié-e

2022-05-03

Comment citer

Silva, A. F., & Caldas, A. (2022). CRIANDO RITUAIS: capoeira, literatura infantojuvenil negra e outros saberes como instrumentos de socialização de crianças. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.21

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências