Vozes das Quebradas Ludovicense: uma experiência de solidariedade afro-periférica
Resumen
VOICES OF THE BROKEN:
An experience of afro-peripheriral solidarity
VOCES DE LAS QUEBRADAS LUDOVICENSE:
Um experimento de solidariedade afro-periférica
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com estudantes do ensino médio, com vistas a compreender as desigualdades socioespaciais vivenciadas por esses alunos, os quais são de uma escola pública da cidade de São Luís - MA. Pretendemos, com o ensino da Sociologia e da Geografia, propor novas possibilidades no ensino-aprendizagem em sala de aula, visando transformar a escola num espaço permanente de criação artística através do rap, além de buscar uma articulação com comunidades próximas a escola, a fim de estimular a emergência e o fortalecimento de vínculos afro-periféricos. Estamos utilizando métodos qualitativos, via análise de textos produzidos por estudantes, observação da participação destes nas atividades do projeto, dentro e fora do espaço escolar, além de pretendermos, futuramente, realizar entrevistas. Continuaremos desenvolvendo pesquisas bibliográficas, através de dados primários e secundários acerca da realidade das periferias em São Luís-MA. Para tanto, usaremos o Google Forms, com o intuito de mapear a realidade socioeconômica dos pesquisados. Como resultado parcial temos algumas produções que já foram desenvolvidas, principalmente em forma de poesia.
Palavras-chave: Afro-periferia, ensino, desigualdades.
Abstract
This article consists in an experience report about a work developed with high school students, aiming to understand the socio-spatial inequalities experienced by these students, who are from a public school from São Luis city – Maranhão State. We intend to, with Geography and Sociology teaching, propose new possibilites in teaching-learning process in classroom, aiming to turn into the school as permanent space for the artistic creation by rap, besides looking for an articulation with the communities near school, in order to encourage the emergence and the fortification of Afro-peripheral bonds. We are using qualitative methods, by the analysis of the texts produced by studentes, observation of the participation of these students in the activities of the project, inside and outside the school environment, besides of, in the future, we intend to conduct interviews. We are going to keep developing bibliographic researches, through by primary and secondary data, about the reality of the periphery in São Luis City. For this, we are going to use Google Forms, aiming to map the socioeconomic reality of the interviewed people. As a partial result, we have some productions that have already been developed, specially in poetry form.
Keywords: Afro-peripheral, teaching, inequalities.
Resumen
Esto artículo trata-se de un reporte de experimento sobre un trabajo que viene siendo desarrollado con estudiantes de la enseñanza média, visando compreender las desigualdades socioespaciales experimentadas por esos alumnos, los cuales son de una escuela publica de la ciudad de São Luís - MA. Pretendemos, con el enseño de la Sociologia y Geografia, proponer nuevas posibilidades en el enseño-aprendizaje en clase, teniendo como meta converter la escuela en espacio permanente de creación artística a través del rap, además de procurar una articulación con comunidades cercas de la escuela, con el propósito de estimular la emergencia y el fortalecimiento de nexos afro-periféricos. Estamos utilizando métodos cualitativos, vía análise de textos produzidos por estudiantes, observación de la participación de estos en las actividades del proyecto, dentro y fuera del espacio escuelar, además de pretendermos, futuramente, ejecutar entrevistas. Continuaremos desarrollando buscas bibliográficas, a través de datos primarios y secundarios acerca de la realidad de las periferias en São Luís - MA. Usaremos el Google Forms, con el objetivo de cartografiar la realidade socioeconómica de los pesquisados. Como resultado parcial tenemos algunas produciones que ya fueron desarrolladas, principalmente en forma de poesia.
Palabras-clave: Afro-periferia, enseñanza, desigualdades.
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