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Vol. 4 No. 11 (2021)
Vol. 4 No. 11 (2021)
Published:
2021-11-18
Apresentação
APRESENTAÇÃO
Claudimar Alves Durans
PDF (Português (Brasil))
Artigos
ANCESTRALIDADES REVELADAS: UMA ANÁLISE DA ARQUEOLOGIA DA DIASPÓRA AFRICANA NO BRASIL
Sura Souza Carmo, Flávia Cristina Costa Vieira
PDF (Português (Brasil))
Comunidades Quilombolas em Santana do Matos, Sertão do Rio Grande do Norte, RN: invisibilidade étnica e social.
Geraldo Barboza de Oliveira Junior
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ORDEM ESCRAVOCRATA E RESISTÊNCIA “NEGRA”: QUILOMBO, MESTIÇAGEM E UMA SOCIABILIDADE NEGOCIADA
Gerson Alves Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Greetings in Africa – Beyond the Handshake: An essay on greeting and leave-taking rituals as communication practice in Sub-Saharan African Agrarian Societies
Ulrich Schiefer, Ana Catarina Larcher Carvalho, Alexandre Costa Nascimento
PDF
A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO PELA EDUCAÇÃO
Luiz Carlos Noleto Chaves
PDF (Português (Brasil))
Desigualdad racial en Río Raposo, Colombia: Desafíos educativos en tiempos de pandemia y manifestación social
Sandra Milena Rodríguez
PDF (Español (España))
PARÂMETROS HISTÓRICO-CULTURAIS PARA A DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL
Silvano da Conceição
PDF (Português (Brasil))
RESISTÊNCIA RELIGIOSA E CULTURAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DE RONDÔNIA
Eraldo Carlos Batista
PDF (Português (Brasil))
DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS NA GUINÉ-BISSAU, ANOS 1990
Nelsio Gomes Correia
PDF (Português (Brasil))
QUEM TE DISSE QUE O NEGRO NASCEU PRA SER ESCRAVO? Memórias de liberdade, narrativas de autonomia nos caminhos de mato e a formação de um grande território negro na região de Itapecuru-Mirim/MA
Carla Cristina Barros Pinheiro, Cindia Brustolin, Dayanne da Silva Santos
PDF (Português (Brasil))
OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA
Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes, Tatiane Cosentino Rodrigues
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DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA
GEORGIANA MÁRCIA OLIVEIRA SANTOS, RICHARD CHRISTIAN PINTO DOS SANTOS
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA UMA PRÁTICA PARA TODOS/A, UM COMPROMISSO AINDA DE POUCOS/AS
Lucimar Rosa Dias, Valeria Pereira da Silva, Sandra Aparecida da Silva, Ranna Emanuelle de Almeida
PDF (Português (Brasil))
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA E ESTRATÉGIAS DOCENTE
GISELE PAULA BATISTA
PDF (Português (Brasil))
AS RAÍZES DE UM POMAR EM LABIRINTO: o texto de fronteira e a fronteira do texto de raiz marcadamente africana
Alex Matos Rabelo, Edmilson Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
UM OLHAR SOBRE A MULHER NEGRA NO CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Elen Karla Sousa da Silva, Suelen dos Santos Villanova
PDF (Português (Brasil))
AS MÚSICAS TRADICIONAIS MOÇAMBICANAS COMO FONTE DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS
Guilherme Basílio, Ângelo Daniel Chumane, Cacilda Helena Chivai, Rangel de Almeida Manjate, Marcos Bonifácio Muthewuye
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NEGRO PERTENCENTE Á CLASSE POPULAR: UMA LUTA HISTÓRICA
Selma Vieira de Alvarenga
PDF (Português (Brasil))
O LEGADO DE GEOGRAFIA DA FOME E A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE JOSUÉ DE CASTRO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Luiz Eduardo Neves dos Santos, Sávio José Dias Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
A RECONFIGURAÇÃO DA INTIMIDADE E DA SEXUALIDADE ENTRE OS CABO-VERDIANOS: Etnografias das redes sociais
Flávia Lenira Gomes Marques dos Santos, Vladmir Antero Delgado Silves Ferreira, Carla Santos Carvalho
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiências
“NOSSA ESCOLA É O TERRITÓRIO SAGRADO”: Memórias, Histórias, Sustentabilidade, Encantos e Encantarias, no enfrentamento aos impactos da pandemia.
Leidiane de Livramento Santos Reges, Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
A MÚSICA QUE ACOLHE: UMA EXPERIÊNCIA EXÍLICA EM TAMBÉM OS BRANCOS SABEM DANÇAR
Rayana Kelly Rodrigues de Oliveira, Márcia Manir Miguel Feitosa
PDF (Português (Brasil))
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ENTRE O COLONIZADOR E O COLONIZADO: a concepção de colonialismo e de relações de poder nas obras de Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire
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AS BOLSAS DE MANDINGA NA BAHIA: diáspora africana e objetos de poder (século XVIII)
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MASCULINIDADE NEGRA E A COLONIZAÇÃO: ecos do passado no presente
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MATRIARCADO VERSUS PATRIARCADO
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A LITERATURA MOÇAMBICANA: da reivindicação à consciência nacional em breves excertos
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PONCIÁ VICÊNCIO: Rastros de memória e ficção
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RACISMO RELIGIOSO E IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO NO BRASIL
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DESIGUALDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA NA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA PERDIDA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
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MULHERES NEGRAS: memórias da trajetória de luta e resistência dos movimentos de mulheres negras do Maranhão a partir do “Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa”
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UM OLHAR SOBRE A MULHER NEGRA NO CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
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A ALIENAÇÃO EM FRANTZ FANON: da consciência a descolonização
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O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições africanas ao Teatro Popular de Bonecos do Brasil
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