DA BARBÁRIE À EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA DE PAZ E DE NÃO-VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Samir Araujo Casseb

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p158-177

Palabras clave:

Cultura de paz, Responsabilidade, Diálogo, Caráter

Resumen

Este  artigo  trata de  reflexões  sobre  a possibilidade de uma  educação  construtora de uma  cultura  de  paz  em meio  à  barbárie  característica  de  nossa  contemporaneidade. Em  um  primeiro  momento,  discorremos  sobre  o  diagnóstico  da  sociedade contemporânea  a  partir  de  teóricos  da  Escola  de  Frankfurt,  Max  Horkheimer  e Theodor Adorno,  ambos preocupados  com o paradoxo do  avanço da  racionalidade instrumental  e  da  regressão  ética. Em  seguida,  relacionamos  filósofos,  pensadores  e escritores que  definem  e  apontam  caminhos  para  a  paz  calcada  na  ética,  tal  como Martin Buber  e  sua  filosofia do diálogo. Por  fim,  elencamos propostas  educacionais presentes em obras de Adorno, Maria Montessori e Buber, bem como nas diretrizes
da UNESCO  para  a  educação  do  século XXI,  que  tem  como mote  uma  educação voltada para a paz construída sobre valores que priorizam relações éticas pautadas na responsabilidade  e  no  diálogo,  convergindo  assim  para  a  formação  do  caráter  no processo educativo. A construção de uma cultura de paz não é algo fácil, no entanto é urgente  e possível, neste  sentido,  reflexões  em  torno dos  autores  relacionados neste artigo  apresentam-se  como  pequenas  mas  necessárias  atitudes  em  busca  de  uma educação voltada à paz.

Palavras-chave: Educação. Cultura de paz. Responsabilidade. Diálogo. Caráter.

Abstract

This article deals with  reflections on  the possibility of a construction education of a culture of peace in the midst of barbarism characteristic of our times. At first, carry on about  the diagnosis of contemporary society  from  theorists of  the Frankfurt School, Max  Horkheimer  and  Theodor  Adorno,  both  concerned  with  the  paradox  of  the advance  of  instrumental  rationality  and  ethics  regression.  Then  relate philosophers, thinkers and writers that define and link roads to peace grounded in ethics, as Martin Buber and his philosophy of dialogue. Finally, we list educational proposals present in Adorno's works, Maria Montessori  and Buber  and  the UNESCO  guidelines  for  the education of the XXI century, with the motto an education for peace built on values that  prioritize  ethical  relations  guided  by  the  responsibility  and  dialogue,  thus converging to the formation of character in the educational process. Building a culture of peace is not easy, however it is urgent and possible, in this sense, reflections on of the authors listed in this article are presented as small but necessary attitudes in search of a focused on peace education.

Keywords: Education. Culture of peace. Responsibility. Dialogue. Character.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samir Araujo Casseb

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus de Grajaú.  

Citas

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1985.

BUBER, Martin. El camino del ser humano y otros escritos. Tradução de Carlos Díaz. Madrid: Fundación Emmanuel Mounier, 2003.

______. Eu e Tu. São Paulo: centauro, 2001.

DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006.

DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz?: semeando cultura de paz nas escolas. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athena, 2002.

ECO, Umberto. Definições a propósito da paz e da guerra. In: AHLMARK, Per [et al.]. Imaginar a paz. Brasília: UNESCO, Paulus Editora, 2006, p. 39-46.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002.

MENDONÇA, Kátia. Educação para o diálogo e valores: um desafio em meio à barbárie. In: DE MATOS, Kelma; DO NASCIMENTO, Verônica; NONATO JUNIOR, Raimundo (Orgs.). Cultura de paz: do conhecimento à sabedoria. Fortaleza: edições UFC, 2008, p. 182-201.

______. Em torno do conceito de cultura de paz. México, 2006. Disponível em <http://www.peregrinosdapaz.ufpa.br>. Acesso: 15 de dezembro, 2009.

______. Cidadania planetária e uma cultura de paz. Brasília, 2003. Disponível em <http://www.peregrinosdapaz.ufpa.br>. Acesso: 15 de dezembro, 2009.

______. Buber e Adorno: Deus e Diabo nos pequenos detalhes. In: COSTA, Maria José Jackson (Org.). Caminhos sociológicos na Amazônia: reflexões teóricas e de pesquisa. Belém: EDUFPA, 2002.

MONTESSORI, Maria. Educação e paz. Campinas, SP: Papirus, 2004.

NOLETO, Marlova Jovchelovitch. A paz no cotidiano. In: DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz?: semeando cultura de paz nas escolas. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athena, 2002, p. 7.

RICOEUR, Paul. A paz será, atualmente, imaginável? In: AHLMARK, Per [et al.]. Imaginar a paz. Brasília: UNESCO, Paulus Editora, 2006, p. 135-168.

WIESEL, Elie. Evocações históricas e definições. In: AHLMARK, Per [et al.]. Imaginar a paz. Brasília: UNESCO, Paulus Editora, 2006, p. 27-38.

Cómo citar

CASSEB, Samir Araujo.
DA BARBÁRIE À EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA DE PAZ E DE NÃO-VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 1, p. 158–177, 6 may 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/3441. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos