FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o Instituto de Educação do Maranhão (1939-1973)

Autores/as

  • Sandra Maria Barros Alves Melo

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p126-141

Palabras clave:

História da educação no Maranhão, História de instituição escolar, Política educacional, Curso normal

Resumen

Esta pesquisa analisa a  trajetória histórica da  formação de professores no Estado do Maranhão,  enfocando  os  antecedentes,  a  criação  e  constituição  do  Instituto  de Educação  do Maranhão  em  1939,  como  centro  de  referência  para  a  formação  do professor primário, dentro do contexto político e social do Estado Novo, instituído a 10 de novembro de 1937.   A criação do Instituto de Educação,  tida como uma ação modernizante e pautada nos métodos novos, teve como objetivo principal a fixação de diretrizes políticas e doutrinais que permitissem ao estado a conformação da sociedade aos  seus  postulados,  ou  seja,  certa  preparação  política  dos  cidadãos.  As  fontes documentais  utilizadas  constituem-se  de  Legislação,  Relatórios  da  Interventoria
Federal  dirigidos  ao  Presidente  da  República,  Livros  Atas  de  Resultados  Finais  do Curso Normal do Instituto de Educação, diploma, entre outros, coletadas em arquivos públicos,  privados  e  na  própria  instituição, complementadas  por  bibliografia especializada.  Para  análise  das  fontes  utilizou-se  o  método  descritivo-analítico. Concluiu-se  que  a  Escola  de  Formação  do  Professor  Primário  do  Instituto  de
Educação  criada  como  instituição  modelo  –  “considerando  ser  o  professor  pedra angular  da  escola progressiva”,  é  também  reprodutora  do  sistema  social.  Já  que  sua concepção permite por um lado Instituições modelos, sediadas em “palácios” e prédio construídos  dentro  dos  princípios  e  exigências  da  pedagogia  moderna,  com  um currículo  cientificista  e propedêutico. Por outro  lado permite  a  existência de  escolas para os “pés-descalços” e  liceus  industriais, cujo currículo voltava-se para o ensino e iniciação de algum tipo de ofício.  

Palavras-chave: História da educação no Maranhão. História de instituição escolar. Política educacional. Curso normal.

Abstract

This  research  analyzes  the  historical  trajectory  of  teacher  education  in  the  state  of Maranhão, focusing on the history, creation and constitution of Maranhão Education Institute  in 1939,  as  a  reference  center  for  the  primary  teacher  training, within  the political and social context of the New State, established on 10 November 1937. The creation of  the Education Institute, seen as a modernizing action and guided by new methods, aimed  to  the establishment of political and doctrinal guidelines  that would allow the state to spread its postulates, that is, certain political preparation of citizens. The documentary sources used consists of Legislation, Federal Interventoria Reports addressed  to  the  President  of  the  Republic, Minutes  of  the  Institute  of  Education
Normal Course Final Results, diploma, among others, collected  in public and private Archives, within  the own  institution  and  complemented by  specialized bibliography. For  the  sources  analysis we  used  the  descriptive-analytic method.  It was  concluded that  the  Teacher  Training  College  of  the  Primary  Education  Institute  created  as  a model  institution  -  "considered  the  teacher  to  be  the  cornerstone  of  progressive school"  is  also  spawning  the  social  system.  Since  its  conception  allows,  on  the  one hand, models  institutions based on "palaces" built  in  the principles and requirements of modern pedagogy and with a scientistic and preparatory curriculum. On the other hand,  it  provided  schools  for  "bare-feet"  people  and  it  allowed  the  existence  of industrial high  schools, whose curriculum  turned-for  teaching and  initiation of some kind of craft.

Keywords: Maranhão education history. History of school  institution. Educational policy. Normal course.

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Biografía del autor/a

Sandra Maria Barros Alves Melo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora do HISTEDBR/GT-Maranhão. Membro do Centro de Estudos Políticos Pedagógicos (CEPP) e Professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus de Grajaú.

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Cómo citar

MELO, Sandra Maria Barros Alves.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o Instituto de Educação do Maranhão (1939-1973)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 1, p. 126–141, 6 may 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/3439. Acesso em: 19 dic. 2024.

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Artigos