Caminhando na cidade-corpo em busca de outras geo-grafias urbanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e25221

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Paisagem, Grafite, Pichação, Fotografia

Resumo

Nosso objetivo com o presente artigo consistiu em argumentar a favor dos elementos que garantem ao grafite e a pichação um teor geográfico na medida em que suas formas gráficas, estéticas, simbólicas e discursivas constituem um tipo paisagem-grafite que se quer militante e transgressora. Para tanto, mobilizamos o conceito de corpografia urbana proposto por Paola Jacques em interlocução com a noção de corpo-espaço inspirada nos pressupostos da Nova Geografia Cultural. Metodologicamente, trata-se de um trabalho de caráter qualitativo-exploratório. Em termos de resultados empíricos, apresentamos alguns registros fotográficos que representam as geografias inscritas nos muros grafados que compõem as paisagens urbanas de/em Santa Maria (RS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Dantas Siqueira Pequeno, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestre em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Integra o Laboratório de Espacialidades Urbanas (LabEU/CNPq).

Ana Paula Camilo Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Integrante do Grupo de Pesquisa Metamorfoses Metropolitanas e Regionais do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (Lergeo/USP) e do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (Gefrontter/UEMS) e pesquisadora colaboradora do Observatório das Metrópoles.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

PEQUENO, Victor Dantas Siqueira; PEREIRA, Ana Paula Camilo.
Caminhando na cidade-corpo em busca de outras geo-grafias urbanas
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e25221, 28 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/25221. Acesso em: 5 jan 2025.

Edição

Seção

Artigos