GRANDES PROJETOS E A “JANELA IMOBILIÁRIA”

a estratégia espacial das incorporadoras em Altamira-PA durante a construção da UHE Belo Monte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.10

Palavras-chave:

UHE Belo Monte, Incorporadores Imobiliários, Altamira-PA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégias espacial utilizada pelas empresas incorporadoras na cidade de Altamira-PA durante o processo de construção da UHE Belo Monte, uma vez que esses agentes foram responsáveis pela oferta de mais de 20 mil lotes urbanos em menos de 5 anos, coincidindo com o momento ascensão e auge das atividades relacionadas ao grande projeto. Com base em dados obtidos em sites, panfletos e visitas in loco ao escritório dessas empresas, assim como levantamentos cartográficos e pesquisa de campo, foi possível apurar a existência de uma estratégia que se utilizou de uma “janela imobiliária”, um lapso específico para os processos de produção e comercialização dos loteamentos, que rapidamente transforma o solo urbano em mercadoria, expande seus negócios e deixa consequências relacionadas ao endividamento e ao crescimento difuso da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Queiroz de Miranda Neto, Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Presidente Prudente. Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus de Altamira e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA).

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

MIRANDA NETO, José Queiroz de.
GRANDES PROJETOS E A “JANELA IMOBILIÁRIA”: a estratégia espacial das incorporadoras em Altamira-PA durante a construção da UHE Belo Monte
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.10, 26 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.