A LÓGICA E OS INSTRUMENTOS DA FINANCEIRIZAÇÃO DA HABITAÇÃO EM AÇÃO

provocando o debate sobre o caso brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.02

Palavras-chave:

Habitação, Financeirização, Endividamento, Securitização, Brasil

Resumo

O texto apresenta uma síntese da palestra de abertura proferida pelo autor no 1° Seminário Nacional sobre os “Desafios dos territórios do habitar e do morar nas cidades brasileiras – da financeirização do território ao direito à moradia”. Após uma breve contextualização do debate da financeirização em geral, e do imobiliário em particular, apresenta e propõem algumas linhas investigativas para a correta apreensão dos processos de endividamento e fragilização da relação de propriedade habitacional e também sobre as engrenagens da disseminação da securitização imobiliária habitacional. O argumento central refere-se a uma nova conjuntura produzida no Brasil para fragilizar o direito ao acesso e permanência de amplas parcelas da população à moradia e, por consequência à cidade. O texto finaliza pontuando alguns desafios para a necessária continuidade das análises e, fundamentalmente, para embasar a construção de novas políticas públicas habitacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Santos Melazzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP /Presidente Prudente

Doutor em Geografia e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Presidente Prudente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP/Presidente Prudente. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

Melazzo, E. S. (2023). A LÓGICA E OS INSTRUMENTOS DA FINANCEIRIZAÇÃO DA HABITAÇÃO EM AÇÃO: provocando o debate sobre o caso brasileiro. InterEspaço: Revista De Geografia E Interdisciplinaridade, e2023.02. https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.02