A Didática na Geografia Escolar: uma pesquisa documental a partir de planos de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e20718

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Planos de aula, Objetos de conhecimento, Conteúdo

Resumo

Os processos didáticos que compõem a Geografia Escolar ganham ênfase, neste artigo, na perspectiva da análise do planejamento didático dos conteúdos de ensino, sobretudo, em relação aos planos de aula. Neste artigo apresentamos os resultados de uma revisão narrativa e de uma pesquisa documental referente à análise de cinco planos de aula de Geografia do Ensino Fundamental - Anos iniciais, cujo objetivo de pesquisa consistiu em identificar o que os professores propõem como conteúdo nos planos de aula, em referência aos objetos de conhecimento indicados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, para a área de Ciências Humanas. Como resultado foi possível constatar a fragilidade quanto à elaboração de objetivos de ensino e aprendizagem, da indicação de conteúdos na maioria dos documentos consultados, bem como identificar a tendência de se considerar objetos de conhecimento como tema e/ou conteúdo. Portanto, este estudo a partir do tratamento de fontes primárias, possibilitou uma análise do tema em questão, que pode contribuir para ampliação da discussão na área do ensino da Geografia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia – GEOPROF/UFRN.EDIS/UFRN)

Micarla Silva de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – GEOPROF/UFRN.

Nathany Morais de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – GEOPROF/UFRN.

Tulia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Professora na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Educação e Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

GARCIA, Tânia Cristina Meira; AZEVEDO, Micarla Silva de; SOUZA, Nathany Morais de; GARCIA, Tulia Fernanda Meira; SANTOS SOBRINHO, Djanní Martinho dos.
A Didática na Geografia Escolar: uma pesquisa documental a partir de planos de aula
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e20718, 29 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20718. Acesso em: 5 jan 2025.

Edição

Seção

Artigos