EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITÓRIO: uma proposta decolonial a partir de experiências camponesas no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202125

Palavras-chave:

Território Epistemológico Camponês, Educação do Campo, Casa Familiar Rural, Assentamento.

Resumo

RURAL EDUCATION AND TERRITORY: a decolonial proposal based on peasant experiences in Brazil and Portugal

EDUCACIÓN DEL CAMPO Y TERRITORIO: una propuesta decolonial a partir de experiencias campesinas en Brasil y Portugal

RESUMO
A Educação do Campo é fundamental à produção e ampliação do território camponês e tem contribuído com a (re)existência dos camponeses na luta contra o agronegócio. Este texto é baseado em duas pesquisas realizadas entre 2016 e 2019, entendidas como epistemologias do Sul que compreendem Educação do Campo, território e campesinato na contemporaneidade. O objetivo do artigo é dar visibilidade ao conhecimento nascido das lutas e experiências de resistência camponesa, ampliando o espectro epistemológico contra o capitalismo, patriarcado e colonialismo. Esta pesquisa qualitativa se fundamenta em teóricos, documentos, vivências e entrevistas com egressos e agentes das territorialidades estudadas. As interculturalidades entre as pedagogias e os territórios da (re)produção da vida dos egressos de duas Casas Familiares Rurais, do Brasil e de Portugal, e do Assentamento Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul, Brasil, são creditadas como sociologias decoloniais que validam a união de saberes ancestrais e científicos e constituem o que denominamos território epistemológico camponês.

Palavras-chave: Território Epistemológico Camponês; Educação do Campo; Casa Familiar Rural; Assentamento.

ABSTRACT
Rural Education is fundamental to the production and expansion of peasant territory. It has contributed to the (re) existence of peasants in the fight against agribusiness. This text consists of two surveys carried out between 2016 and 2019, understood as epistemologies of the South that comprise Rural Education, territory, and peasantry in contemporary times. The article's objective is to give visibility to the knowledge born from the struggles and experiences of peasant resistance, expanding the epistemological spectrum against capitalism, patriarchy, and colonialism. This qualitative research bases itself on theorists, documents, experiences, and interviews with graduates and agents of the studied territorialities. The interculturalities between the pedagogies and the territories of the (re) production of the life of the graduates of two Rural Family Houses, in Brazil and Portugal, and of the Fazenda Annoni Settlement, in the Rio Grande do Sul, Brazil, are credited as decolonial sociologies. They validate the union of ancestral and scientific knowledge and constitute what we call peasant epistemological territory

Keywords: Peasant Epistemological Territory; Rural Education; Rural Family House; Settlement.

RESUMEN
La Educación del campo es fundamental para la producción y expansión del territorio campesino y ha contribuido a la (re) existencia de los campesinos en la lucha contra la agroindustria. Este texto se basa en dos investigaciones realizadas entre 2016 y 2019, entendidas como epistemologías del Sur que comprenden la Educación del Campo, el territorio y el campesinado en la contemporaneidad. El objetivo del artículo es dar visibilidad al conocimiento nacido de las luchas y experiencias de la resistencia campesina, ampliando el espectro epistemológico contra el capitalismo, el patriarcado y el colonialismo. Esta investigación cualitativa se basa en teóricos, documentos, experiencias y entrevistas con egresados y agentes de las territorialidades estudiadas. Las interculturalidades entre las pedagogías y los territorios de la (re) producción de la vida de los egresados de dos Casas Familiares Rurales, de Brasil y Portugal, y del Asentamiento Fazenda Annoni, en Rio Grande do Sul, Brasil, son acreditadas como sociologías decoloniales que validan la unión de saberes ancestrales y científicos y constituyen lo que llamamos territorio epistemológico campesino.


Palabras clave: Territorio Epistemológico Campesino; Educación Campesina; Casa Familiar Rural; Asentamiento.

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Biografia do Autor

Angelita Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM). 

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).

Ane Carine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).

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Publicado

2021-10-06

Como Citar

ZIMMERMANN, Angelita; FOLMER, Ivanio; MEURER, Ane Carine.
EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITÓRIO: uma proposta decolonial a partir de experiências camponesas no Brasil e em Portugal
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 7, n. 20, p. e202125, 6 Out 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16388. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos