MOVIMENTAR DIVERSOS MUNDOS COM O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202019

Palavras-chave:

Cinema, Docência, Ensino de Geografia

Resumo

MOVING OTHER WORLDS WITH CINEMA AND GEOGRAPHY EDUCATION

MOVERSE VARIOS MUNDOS CON EL CINE EN LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA

RESUMO
O entendimento do cinema como arte na escola pode proporcionar experiências entre professores e estudantes capazes de movimentar o pensamento. Essa é uma perspectiva que possibilita o surgimento e a consolidação de outras Geografias, que não estão em um currículo tradicionalmente estabelecido. Assim, o objetivo do presente artigo é provocar a discussão sobre o cinema na escola e refletir sobre quais são suas possibilidades para o ensino de Geografia. Problematiza-se o cinema na escola como arte com demandas e oportunidade de artistagem para uma docência com autoria. Ainda, discutem-se as possibilidades da articulação entre o ensino de Geografia e o cinema a partir de um diálogo com as discussões de trabalhos desenvolvidos por autores como Larrosa (2011), Massey (2009), Migliorin (2015), Corazza (2012) Tonini (2013), entre outros. Essa discussão fomentou considerações de que a perspectiva do cinema como arte construída e de toda sua elaboração capturam o espectador para além do que foi assistido. A problematização da imagem é uma oportunidade para abertura de outras Geografias em sala de aula, permitindo, inclusive, a invenção de outros mundos possíveis.

Palavras-chave: Cinema; Docência; Ensino de Geografia.

ABSTRACT

The understanding of cinema as a school art provide experiences between teachers and students which can change their thinking. This point of view creates a possibility to consolidate all the Geography types, which are not in a pre-established school curriculum. Therefore, this paper goal is promote a discussion about cinema at school and think carefully about what are the possibilities to Geography teaching. This paper purpose the use of cinema like a base tool capable to improve teacher’s imagination providing the appearance of new ways to teach. The article also discusses about the possibilities of articulation between Geography instruction and cinema, considering the teachers and students experiences in classroom. To the discussion basis, are used papers by authors like Larrosa (2011), Massey (2009), Corazza (2012) and Tonini (2013). This discussion brings us a movement of thoughts which is a differential in the present moment. The perspective of the cinema as constructed art and all its elaboration, that capture the spectator beyond what was watched. The problematization of the image is an opportunity to open other Geographies in the classroom, allowing the invention of other possible worlds.

Keywords: Cinema; Teaching; Geography Instruction.

RESUMEN

La comprensión del cine cómo arte en la escuela ofrece experiencias o experimentaciones entre maestros y estudiantes capaces de mover (cambiar) el pensamiento. Esa es un visión que posiblita el surgimiento y la consolidación de otras Geografías, esas que no están en el currículo “estático” o preestablecido. Así, el objectivo del presente artículo és provocar la discusión cerca el cine en la escuela y reflexionar acerca de cuales son sus posiblidades en la enseñanza de la Geografía. Se plantea el cine en la escuela cómo arte con demandas y oportunidad de “artistagem” (el hacer arte) para una maestria con autoria. Además, se propone discusión de las posibilidades de articulación entre la enseñanza de Geografía y el cine y se lleva en consideración la experiencia de maestros y estudiantes en sala de clase. Aún, para eso, alludamnos las discuciones de trabajos desarrollados por autores como Larrosa (2011), Massey (2009), Migliorin (2015), Corazza (2012) Tonini (2013), entre otros. Esa discución, nos ofrece la oportunidad de mover pensamientos los cuales en ese momento presentánse como un diferencial. La perspectiva del cine cómo arte que es hecha en un proceso de construcción y de toda su elaboración sacan a el lector para más allá del asistido. La problematización del imagen es una oportunidad a la creación de otras Geografías en sala de clase, lo que permite, incluso, la invención de otros mundos posibles.

Palabras clave: Cine; Maestria; Enseñanza de Geografía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Schardosin Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora, Mestre e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora de Geografia na Rede Municipal de Porto Alegre.

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Licenciada em Geografia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pós-doutora pela Universidade de Barcelona. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-02-24

Como Citar

FERREIRA, Débora Schardosin; TONINI, Ivaine Maria.
MOVIMENTAR DIVERSOS MUNDOS COM O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 6, n. 19, p. e202019, 24 Fev 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos