HOMESCHOOLING E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: a nova era do isolamento social
Parole chiave:
Isolamento social. Ensino Domiciliar. Ensino Remoto Emergencial.Abstract
O EnsinoDomiciliar é uma modalidade de ensino que vem se propagando ao redor do mundo e representa a escolha individual pela educação no espaço doméstico. O Ensino Remoto Emergencial – ERE, em contrapartida, é uma alternativa para a continuidade dos estudos durante a pandemia do SARS-COV-2 (coronavírus). Nosso estudo é uma revisão da literatura e tem como objetivo refletir sobre os efeitos do isolamento social no Ensino Domiciliar e no Ensino Remoto Emergencial. Os resultados de nosso estudo bibliográfico evidenciaram que ambas as modalidades de ensino, transitam por concepções distintas de isolamento social, guardadas as devidas especificidades, o isolamento social decorrente das modalidades impacta no processo de aprendizagem, ao revelarem vulnerabilidades sociais e acentuarem as desigualdades sociais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047> acesso em 14 mar. 2021.
ANED. Educação Domiciliar no Brasil. Disponível em: https://www.aned.org.br/index.php/conheca-educacao-domiciliar/ed-no-brasil> acesso em 14 mar. 2021.
ARRUDA, João G. Silva; PAIVA, Fernando S. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. EccoS Revista Científica, n.7, p.19-38, mai-ago, 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7236> acesso em 21 mar. 2021.
BORGES, Rebeca. Primeiro caso de Covid-19 no mundo completa 1 ano. Publicado em 04 de dezembro de 2020. https://www.metropoles.com/mundo/primeiro-caso-de-covid-19-no-mundo-completa-1-ano-veja-linha-do-tempo> acesso em 27 fev. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n.5 de 28 de abril de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006> acesso em 20 mar. 2021.
BRITO, Vânia S.C.; VEIGA, Edyala O.B.; Mangiavacchi, Bianca; CURCIO, Fernanda S. Ensino Remoto, prática docente e saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19: notas introdutórias. Anais 9º CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanas, 2020. Disponível em:<https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/296593-ensino-remoto-pratica-docente-e-saude-mental-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19--notas-introdutorias/> acesso em 31 mar. 2021.
CÂMARA DE CASCAVEL. Homeschooling: educação domiciliar é aprovada pela Câmara de Cascavel. Publicado em 24 de agosto de 2020. Disponível em: https://www.camaracascavel.pr.gov.br/noticias/item/9122-homeschooling-educacao-domiciliar-e-aprovada-pela-camara-de-cascavel.html> acesso em 27 fev. 2021.
COELHO, Ana P. S.; OLIVEIRA, Daniela S.; FERNANDES, Elionara T.B.S.; SANTOS, Alana L. S.; et al. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development, v.9, n.9, p.01-14, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8074/7227> acesso em 27 mar. 2021.
CUNHA, Leonardo F. F.; SILVA, Alcineia S.; SILVA, Aurênio P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p.27-37, 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924> acesso em 27 fev. 2021.
DANY, Danielly M. M. B.; VIDAL, Odaléa F. Os impactos do isolamento social no processo de ensino e aprendizagem e nos resultados das avaliações externas. Revista Interacções, n. 55, p.83-102, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21047> acesso em 21 mar. 2021.
DONNE, John. Devotions upon emergent occasions. United States: Ann Arbor Paperbacks, 2007.
FERRAZ, Chrystiano G. A Filosofia do diálogo de Martin Buber como crítica à modalidade Homeschooling: uma contribuição para o debate educational brasileiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 1631-1642 jan-abr., 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51783/0> acesso em 20 abr. 2021.
HOLT, John. Aprendendo o tempo todo: como as crianças aprendem sem ser ensinadas. Trad. Walther Castelli Jr. Campinas,SP: Ed. Verus, 2006.
MOREIRA, Edma; ARAGÃO, Rigler. Ensino Remoto: exclusão e precarização. Publicado em 24 de julho de 2020. Disponível em: https://movimentorevista.com.br/2020/07/ensino-remoto-exclusao-e-precarizacao/> acesso em 28 fev. 2021.
MORGADO, José C.; SOUSA, Joana; PACHECO, José A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, p.1-10, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16197> acesso em 14 mar. 2021.
NEVES, Marco. Qual é a origem da palavra “isolamento”? Publicado em 15 de março de 2020. https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/qual-e-a-origem-da-palavra-isolamento> acesso em 20 mar. 2021.
OSTERMANN, Fábio. Ensino Domiciliar - Homeschooling: Apresentação do Projeto. Disponível em: https://fabioostermann.com.br/homeschooling/> acesso em 13 mar. 2021.
PORFÍRIO, Francisco. Alteridade. Portal Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/conceito-alteridade.htm> acesso em 12 abr. 2021.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v.3, n.2, p. 11-36, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1405> acesso em 10 abr. 2021.
SEPTIMIO, Carolline; PESSOA, Márcio de Souza. O ensino domiciliar como política pública no Brasil: uma alternativa às escolas? Revista Olhares, Guarulhos, SP, v. 8, n. 2, p. 133-146, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10777> acesso em 10 abr. 2021.
SILVA, Daniela. Origem do Ensino Doméstico/Homeschooling. Publicado em 21 abril, 2016. Disponível em: https://www.educacaolivre.pt/mel/origem-do-ensino-domesticohomeschooling/> acesso em 03 abr. 2021.
TEIXEIRA, Hélita C.; VOLPINI, Maria N. A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v.1, n.1, p. 76-88, 2014. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074001.pdf> acesso em 18 abr. 2020.
TENENTE, Luiza. 'Homeschooling': entenda o modelo de aprendizagem domiciliar que o governo quer regulamentar até julho. Portal G1. Publicado em 04 de abril de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/04/04/homeschooling-entenda-o-modelo-de-aprendizagem-domiciliar-que-o-governo-quer-regulamentar-ate-julho.ghtml> acesso em 10 abr. 2021.
VASCONCELOS, Maria C. C.; BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problema e propostas. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, p.1-21, 2019. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14654> acesso em 20 mar. 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Osvaldo Antunes de Assis Neto, Miguel Júnior Rosa de Oliveira, Ana Paula Domingos Baladeli
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.