PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE PROPORCIONAM A EXPRESSÃO CRÍTICA E REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.7Palavras-chave:
Educação midiática, Ler, Escrever, Participar, EnsinoResumo
Este artigo relata práticas de ensino que visam criar um ambiente propício para uma participação reflexiva e responsável no contexto informacional e midiático. O objetivo é investigar estratégias eficazes no desenvolvimento das competências midiáticas dos estudantes, levando em consideração os três eixos: Leitura, Escrita e Participação propostos como eixos da Educação Midiática. Metodologicamente o trabalho traz um relato sobre práticas de ensino que tenham relação com educação midiática, e para isso, utilizamos como universo de pesquisa o blog do Portal Árvore. As práticas de ensino foram demonstradas na formação de alunos atendidos, críticos e engajados no cenário midiático. É fundamental promover uma abordagem equilibrada entre os eixos de competências para que isso permita que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita e participação, capacitando-os para a sociedade digital atual. Essas práticas educacionais são essenciais para criar um ambiente informacional e midiático mais reflexivo e responsável.
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