HOMESCHOOLING E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: a nova era do isolamento social
Palavras-chave:
Isolamento social. Ensino Domiciliar. Ensino Remoto Emergencial.Resumo
O EnsinoDomiciliar é uma modalidade de ensino que vem se propagando ao redor do mundo e representa a escolha individual pela educação no espaço doméstico. O Ensino Remoto Emergencial – ERE, em contrapartida, é uma alternativa para a continuidade dos estudos durante a pandemia do SARS-COV-2 (coronavírus). Nosso estudo é uma revisão da literatura e tem como objetivo refletir sobre os efeitos do isolamento social no Ensino Domiciliar e no Ensino Remoto Emergencial. Os resultados de nosso estudo bibliográfico evidenciaram que ambas as modalidades de ensino, transitam por concepções distintas de isolamento social, guardadas as devidas especificidades, o isolamento social decorrente das modalidades impacta no processo de aprendizagem, ao revelarem vulnerabilidades sociais e acentuarem as desigualdades sociais.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047> acesso em 14 mar. 2021.
ANED. Educação Domiciliar no Brasil. Disponível em: https://www.aned.org.br/index.php/conheca-educacao-domiciliar/ed-no-brasil> acesso em 14 mar. 2021.
ARRUDA, João G. Silva; PAIVA, Fernando S. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. EccoS Revista Científica, n.7, p.19-38, mai-ago, 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7236> acesso em 21 mar. 2021.
BORGES, Rebeca. Primeiro caso de Covid-19 no mundo completa 1 ano. Publicado em 04 de dezembro de 2020. https://www.metropoles.com/mundo/primeiro-caso-de-covid-19-no-mundo-completa-1-ano-veja-linha-do-tempo> acesso em 27 fev. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n.5 de 28 de abril de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006> acesso em 20 mar. 2021.
BRITO, Vânia S.C.; VEIGA, Edyala O.B.; Mangiavacchi, Bianca; CURCIO, Fernanda S. Ensino Remoto, prática docente e saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19: notas introdutórias. Anais 9º CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanas, 2020. Disponível em:<https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/296593-ensino-remoto-pratica-docente-e-saude-mental-em-tempos-de-pandemia-da-covid-19--notas-introdutorias/> acesso em 31 mar. 2021.
CÂMARA DE CASCAVEL. Homeschooling: educação domiciliar é aprovada pela Câmara de Cascavel. Publicado em 24 de agosto de 2020. Disponível em: https://www.camaracascavel.pr.gov.br/noticias/item/9122-homeschooling-educacao-domiciliar-e-aprovada-pela-camara-de-cascavel.html> acesso em 27 fev. 2021.
COELHO, Ana P. S.; OLIVEIRA, Daniela S.; FERNANDES, Elionara T.B.S.; SANTOS, Alana L. S.; et al. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Research, Society and Development, v.9, n.9, p.01-14, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8074/7227> acesso em 27 mar. 2021.
CUNHA, Leonardo F. F.; SILVA, Alcineia S.; SILVA, Aurênio P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p.27-37, 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924> acesso em 27 fev. 2021.
DANY, Danielly M. M. B.; VIDAL, Odaléa F. Os impactos do isolamento social no processo de ensino e aprendizagem e nos resultados das avaliações externas. Revista Interacções, n. 55, p.83-102, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21047> acesso em 21 mar. 2021.
DONNE, John. Devotions upon emergent occasions. United States: Ann Arbor Paperbacks, 2007.
FERRAZ, Chrystiano G. A Filosofia do diálogo de Martin Buber como crítica à modalidade Homeschooling: uma contribuição para o debate educational brasileiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 1631-1642 jan-abr., 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51783/0> acesso em 20 abr. 2021.
HOLT, John. Aprendendo o tempo todo: como as crianças aprendem sem ser ensinadas. Trad. Walther Castelli Jr. Campinas,SP: Ed. Verus, 2006.
MOREIRA, Edma; ARAGÃO, Rigler. Ensino Remoto: exclusão e precarização. Publicado em 24 de julho de 2020. Disponível em: https://movimentorevista.com.br/2020/07/ensino-remoto-exclusao-e-precarizacao/> acesso em 28 fev. 2021.
MORGADO, José C.; SOUSA, Joana; PACHECO, José A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, p.1-10, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16197> acesso em 14 mar. 2021.
NEVES, Marco. Qual é a origem da palavra “isolamento”? Publicado em 15 de março de 2020. https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/qual-e-a-origem-da-palavra-isolamento> acesso em 20 mar. 2021.
OSTERMANN, Fábio. Ensino Domiciliar - Homeschooling: Apresentação do Projeto. Disponível em: https://fabioostermann.com.br/homeschooling/> acesso em 13 mar. 2021.
PORFÍRIO, Francisco. Alteridade. Portal Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/conceito-alteridade.htm> acesso em 12 abr. 2021.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v.3, n.2, p. 11-36, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1405> acesso em 10 abr. 2021.
SEPTIMIO, Carolline; PESSOA, Márcio de Souza. O ensino domiciliar como política pública no Brasil: uma alternativa às escolas? Revista Olhares, Guarulhos, SP, v. 8, n. 2, p. 133-146, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10777> acesso em 10 abr. 2021.
SILVA, Daniela. Origem do Ensino Doméstico/Homeschooling. Publicado em 21 abril, 2016. Disponível em: https://www.educacaolivre.pt/mel/origem-do-ensino-domesticohomeschooling/> acesso em 03 abr. 2021.
TEIXEIRA, Hélita C.; VOLPINI, Maria N. A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v.1, n.1, p. 76-88, 2014. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074001.pdf> acesso em 18 abr. 2020.
TENENTE, Luiza. 'Homeschooling': entenda o modelo de aprendizagem domiciliar que o governo quer regulamentar até julho. Portal G1. Publicado em 04 de abril de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/04/04/homeschooling-entenda-o-modelo-de-aprendizagem-domiciliar-que-o-governo-quer-regulamentar-ate-julho.ghtml> acesso em 10 abr. 2021.
VASCONCELOS, Maria C. C.; BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problema e propostas. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.15, p.1-21, 2019. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14654> acesso em 20 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Infinitum: Revista MultidisciplinarEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.