MESOMILHO: UM MODELO DIDÁTICO DA FOLHA DO MILHO
Parole chiave:
Mesofilo, Monocotiledônea, Zea maysAbstract
O milho pertencente à família Poaceae, uma planta monocotiledônea. O mesofilo da folha tem estrutura peculiar e desempenha um papel fundamental na fotossíntese e nas trocas gasosas. O modelo biológico tem como finalidade auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de anatomia vegetal, permitindo aos estudantes uma visualização mais clara e concreta das estruturas presentes no mesofilo da folha. O objetivo deste trabalho foi elaborar um modelo didático elucidando a anatomia da folha de milho, além de proporcionar uma representação tátil para auxiliar no ensino de botânica. O modelo didático foi elaborado por discentes do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UEMG-Divinópolis em junho de 2023. Os materiais utilizados foram de baixo custo e fácil acesso. O modelo recebeu o nome de MESOMILHO, em referência ao mesofilo de folhas de plantas de milho. Dentre os modelos didáticos existentes poucos são voltados para botânica e ainda mais limitados para anatomia vegetal. Foi possível perceber no desenvolvimento do modelo didático da folha de milho, que recursos que possibilitam a visualização ampliada de estruturas microscópicas são bastante significativos no processo de ensino aprendizagem. O modelo pode sem utilizado durante aulas expositivas, aulas práticas, aulas interativas, exposições, intervenções e auxiliam na aprendizagem de alunos com deficiência visual.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Beatriz Appezzato-Da-Glória E Sandra Maria Carmello-Guerreiro. Anatomia Vegetal. Editora UFV, 2006. ISBN: 85-7269-240-1.
Duarte, A. C. Ensino de biologia além da sala de aula: uso dos modelos biológicos. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, v.4, n.2, 127–145, 2023. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i2.7217
Esau, K. Plant Anatomy. John Wiley & Sons. Mauseth, J. D. (2019). Botany: An Introduction to Plant Biology. Jones & Bartlett Learning. 1965. https://agroadvance.com.br/adubacao-foliar-na-cultura-do-milho/
Silva, P. H. et al. Modelos didáticos como instrumento facilitador em aulas de botânica. VII EREBIO. Encontro Regional de Ensino de Biologia, Regional 5, Nordeste. Universidade Regional do Cariri – URCA, 06 a 09 de setembro de 2017.
Souza, D. C., Andrade, G. L. P. & Nascimento, J. A. F. Produção de Material Didático-Pedagógico Alternativo para o Ensino do Conceito Pirâmide Ecológica: Um Subsídio a Educação Cientifica e Ambiental. In: Fórum Ambiental da Alta Paulista. São Paulo, São Paulo. Anais... São Paulo: ANAP. p.97-130, 2008.
Souza, I. R. De; Gonçalves, N. M. N.; Pacheco, A. C. L.; Abreu, M. C. de. Didactic models in Botany teaching. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e8410514559, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.14559. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14559. Acesso em: 4 jul. 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Journal of Geospatial Modelling
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.