DESMISTIFICANDO A GERMINAÇÃO DO COCO UTILIZANDO MODELOS TRIDIMENCIONAIS

Autores

  • Maria Emília Duarte de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Magno José Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Carolina Oliveira Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cocos nucifera L., Metodologias ativas, Ensino de botânica

Resumo

O coqueiro é uma cultura de regiões intertropicais e seu cultivo é uma importante atividade agrícola gerando emprego, renda, além de importante fonte nutricional na alimentação humana e animal. Fornece uma grande quantidade de produtos e subprodutos, consumo dos frutos, importância paisagística e praticamente tudo vegetal pode ser aproveitado. Diante das dificuldades observadas no ensino de botânica, uma alternativa é o desenvolvimento de materiais didáticos, como forma de viabilizar aos discentes instrumentos auxiliares na aprendizagem. Assim, foi proposta a elaboração de uma série de modelos com intuito de mostrar cada etapa da germinação do fruto do coqueiro. Os modelos tridimensionais foram elaborados por discentes da UEMG-Divinópolis em novembro de 2022. O material utilizado foi reutilizado ou de baixo custo. Os modelos tridimensionais produzidos foram dispostos em sequência didática, em quatro fases do brotamento. Foi possível a melhor compreensão dessas estruturas e etapas a partir da elaboração dos modelos. Com e elaboração dos modelos, o detalhamento das estruturas internas do fruto, bem como o processo de germinação foi mais facilmente assimilado pelos alunos. Tal modelo auxilia no processo de ensino-aprendizado, uma vez que o ensino de botânica em uma abordagem de forma mais didática levaria os alunos a uma maior valorização das plantas e solução de dúvidas.

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Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Brito, M. E. D. de ., Ferreira, M. J., & Duarte, A. C. O. (2023). DESMISTIFICANDO A GERMINAÇÃO DO COCO UTILIZANDO MODELOS TRIDIMENCIONAIS . Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 188–192. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22198

Edição

Seção

Artigos