Compostagem no Brasil sob a perspectiva da legislação ambiental

Autores

  • Isabela Cristina Gomes Pires Universidade Federal do Maranhão
  • Gregori da Encarnação Ferrão Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A partir da compostagem é possível transformar resíduos orgânicos em fertilizantes orgânicos. No Brasil, todavia, esse tipo de reciclagem ocorre em apenas 4% da fração orgânica gerada, sendo que mais de 60% da massa total dos resíduos gerados pela população são classificados como resíduos orgânicos. Assim, objetivou-se analisar o estado da arte da reciclagem dos resíduos orgânicos na forma de compostagem sob a perspectiva da legislação ambiental brasileira. Um estudo bibliográfico, documental e sistemático do Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil, Política Nacional do Meio Ambiente, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Políticas Estaduais de Resíduos Sólidos e lei e decreto federal sobre fertilizantes destinados à agricultura. Observou-se que em âmbito federal, os documentos legais analisados tratam da compostagem nitidamente e de forma prioritária em relação à disposição em aterro sanitário; já em âmbito estadual não foi verificado uniformidade no tratamento do assunto, sendo notado que as desigualdades regionais existentes no país refletem na existência ou não de Políticas Estaduais de Resíduos Sólidos e apenas 55% destas Políticas existentes tratam da prioridade  da compostagem. Portanto, verifica-se que o dispositivo legislativo estadual deixa uma lacuna em relação à gestão de resíduos orgânicos que deve ser suprida pela legislação federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Gomes Pires, Universidade Federal do Maranhão

Bacharela em Gestão Ambiental (Universidade de São Paulo/2008),  Especialista em Direito Ambiental (Faculdade Internacional de Curitiba), Mestre em Ciência (Universidade de São Paulo). Docente da Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (campus de Chapadinha).

Gregori da Encarnação Ferrão, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Agronomia (Universidade de Santa Maria),  Mestre e Doutor (Universidade de São Paulo). Docente da Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (campus de Chapadinha).

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

Gomes Pires, I. C., & da Encarnação Ferrão, G. (2017). Compostagem no Brasil sob a perspectiva da legislação ambiental. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 9(01). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/5685

Edição

Seção

Gestão, Sustentabilidade e Impacto Ambiental