A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA “OI”: reflexos de um racismo velado

Autores

  • Erika Acsa de Souza Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Tassia Azevedo Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Alane Regina Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Representação. Criança. Publicidade. Etnia e raça.

Resumo

Este artigo pretende discutir em que medida a publicidade representa crianças da raça branca e da negra de forma equitativa, considerando o espaço que ocupam em comerciais, tendo o corpus como base - vídeos publicitários randomicamente selecionados da empresa de telefonia OI. Como método, utilizamos a análise de conteúdo. Apresentamos como hipótese que ainda existe uma discrepância no que se refere à representação racial na mídia, privilegiando brancos em detrimento de negros. Fundamentamos essa pesquisa em autores que discutem representação e mídia, especialmente a relação entre raça e meios de comunicação.

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Biografia do Autor

Erika Acsa de Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe.

 

Tassia Azevedo Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe.

Alane Regina Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em geografia com especialização em tecnologias educacionais

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora efetiva do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe. Professora permanente do PPGCOM - UFS.

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Como Citar

SANTOS, Erika Acsa de Souza; SOUZA, Tassia Azevedo Santos; SANTOS, Alane Regina Rodrigues dos; MALTA, Renata Barreto.
A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA “OI”: reflexos de um racismo velado
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/4302. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos