O VISÍVEL E O ENUNCIÁVEL EM “ELA”: prólogo de um discurso futurista

Autori

  • Francisco Vieira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Parole chiave:

Visível. Enunciado. Audiovisual.

Abstract

Este ensaio discute, a partir da irredutibilidade entre o visível e o enunciável, a constituição de um discurso futurista na obra fílmica “Ela” (2014). Dirigida por Spike Jonze, tal película retrata as (des)venturas do enlace amoroso de Theodore (Joaquin Phoenix) com o sistema operacional Samantha (voz de Scarllet Johansson). Metodologicamente, este texto inscreve-se num viés descritivo-interpretativo, prioritariamente qualitativo. Examinaremos os enunciados que circulam naquela produção cinematográfica e dão a ver, na tessitura do dispositivo audiovisual, formas através das quais o sujeito se relaciona com as tecnologias digitais, engendrando modos singulares de produção de subjetividades no entrocamento com as inúmeras mídias existentes nos dias atuais e imaginadas nas névoas do porvir, delineadas pelo tom futurista do filme.

 

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Contato Eletrônico: franciscovieirariacho@hotmail.com.

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Biografia autore

Francisco Vieira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Come citare

SILVA, Francisco Vieira da.
O VISÍVEL E O ENUNCIÁVEL EM “ELA”: prólogo de um discurso futurista
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 15, 2 giu. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3496. Acesso em: 23 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Ensaios