“Acredito em negócios justos”:
A trajetória de uma narcotraficante pós-feminista na cultura de massas
Parole chiave:
Feminismo liberal, Feminismo pop, Narcotráfico, Pós-feminismo, Séries de TVAbstract
Neste artigo serão analisados três produtos culturais – um livro e duas séries de TV – que tratam da ascensão da personagem Teresa Mendoza a chefe do
narcotráfico. Trata-se de pensar de que modo a cultura de massas incorpora elementos do feminismo, criando personagens femininas “empoderadas”, talentosas e implacáveis, tendo como pano de fundo um ambiente muito masculino – o narcotráfico –, mas fazendo-o a partir de elementos estéticos e narrativos que compõem o chamado feminismo pop e de elementos ideológicos do pós-feminismo e do feminismo liberal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Gabriela; SZEZECINSKI, Ana Caroline. "A agenda da diversidade na cultura pop: o apelo feminista das séries televisivas Supergirl e Agente Carter". Revista GEMInIS 9 (1), 93-110, 2018. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/335
ALVAREZ, Sonia E. Para além da sociedade civil: reflexões sobre o campo feminista. Cadernos Pagu, 43: 13-56, 2014.
ARRUZZA, Cinzia, Tithi Bhattacharya, e Nancy Frazer. Feminismo para os 99%. São Paulo: Boitempo, 2019.
BERCUCI, Loredana. "Pop feminism: Televised superheroines from the 1990s to the 2010s". Gender Studies, 2016, 15 (1), 252-269. https://sciendo.com/article/10.1515/genst-2017-0017
CASTRO, Mary Garcia. “Marxismo, feminismos e feminismo marxista: mais que um gênero em tempos neoliberais”. Crítica Marxista, 11: 98-108, 2000.
CONNELL, Raewyn William. Masculinities. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2005.
CORNWALL, Andrea; ANYIDOHO, Nana Akua. Introduction: Women's empowerment: Contentions and contestations. Development, 2010, 53.2: 144-149.
COSTA, Denise Maria. "Super-Heroínas em cena: uma análise de representatividade feminina no universo cinematográfico Marvel". Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2021. https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/fg2020/1611978550_ARQUIVO_c9a6e85d44e5f8926bc3920c72bee803.pdf
DUNN, Jennifer, e Rogelia Lily Ibarra. “Becoming “Boss” in La reina del sur: Negotiating Gender in a Narcotelenovela.” The Popular Cultural Studies Journal 3 (1/2): 113-138, 2015.
FRANZ, Thomas R, Emilia Alonso Marks, e Esperanza Zamorra Lara. “Sociedades en transformación/dialectos en flux: Dinamismo en La Reina del Sur de Arturo Pérez-Reverte.” Huarte de San Juan. Filología y Didáctica de la Lengua 10: 59-71, 2004. http://revista-hsj-filologia.unavarra.es/article/view/3366/3855
FRITZSCHE, Bettina. "Negociando o feminismo pop na cultura jovem feminina: um estudo empírico com fãs de grupos femininos". Revista Estudos Feministas, 12 (2), 106-115, 2004. https://www.scielo.br/j/ref/a/JDHnwQPhvXhQ4zdTqpW6THy/abstract/?lang=pt
GALLO GARCIA, Carolina. “Be the change that you want to see in the world”: A Moral Economy of Volunteering for Female Empowerment in Brazil. Women's Studies, 52.1: 61-78, 2023.
GENZ, Stéphanie; BRABON, Benjamin. Postfeminism: Cultural texts and theories. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2017.https://mpcaaca.org/wp-content/uploads/2015/10/pcsj_vol3_no1-2.pdf#page=123
GILL, Rosalind; ORGAD, Shani. Confidence culture and the remaking of feminism. New Formations, 91: 16-34, 2017.
JAMESON, Fredric. “Reificação e utopia na cultura de massa”. Crítica marxista, v. 1, n. 1, p. 1-25. 1994.
JUAN-NAVARRO, Santiago. “Narco-culturas transatlánticas - Espacios fronterizos y globalización en La reina del sur.” Diálogos Latinoamericanos 19 (27): 22-44, 2018.https://tidsskrift.dk/dialogos/article/view/111643.
MCROBBIE, Angela. The Aftermath of Feminism. London: Sage, 2009.
MIGNOLO, Walter D. “Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade.” Revista Brasileira de Ciências Sociais 32 (94): 1-18, 2017. https://doi.org/10.17666/329402/2017
MODLESKI, Tania. Feminism without women: Culture and criticism in a" postfeminist" age. London and New York: Routledge, 2014.
PEDRAZZA, Danilo; KURTZ, Adriana Schryver. "Mídia e Feminismo Pop no Disco Visual 'BEYONCÉ'". Anais XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul–Curitiba–PR. 2009. https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2016/resumos/R50-1265-1.pdf
PÉREZ-REVERTE, Arturo. La Reina del Sur. Madrid: Alfaguara, 2015.
POBUTSKY, Aldona Bialowas. “Pérez-Reverte's 'La Reina del Sur' or Female Aggression in 'Narcocultura'.” Hispanic Journal 30 (1/2): 237-284, 2009. https://www.jstor.org/stable/44287469
TASKER, Yvonne; Negra, Diane. Interrogating Postfeminism. Durham and London: Duke University Press, 2007.
THOMPSON, Kristin. Storytelling in film and television. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
TRESGALLO, Silvia Ruiz. “Jefa de jefes: Construcciones hegemónicas del género y el narcotráfico en el narcocorrido "La Reina del Sur" de los Tigres del Norte.” Religación 2 (8): 163-176, 2017. https://www.redalyc.org/pdf/6437/643767399009.pdf
WAJCMAN, Judy. Managing Like a Man: Women and Men in Corporate Management. Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.