Circulação de golpes no WhatsApp entre jovens universitários e o papel da literacia digital na prevenção de phishing

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.10

Parole chiave:

golpes, phishing, espaço digital, literacia digital

Abstract

Com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid19 em 2020, cresceram os golpes na internet. Neste relato desenvolvemos a noção de espaço e literacia digital como abordagem teórica a este fenômeno que está na intersecção do cibercrime e da comunicação digital. O objetivo foi o de identificar como os golpes de phishing circularam e se apresentaram para jovens universitários no WhatsApp a partir de um questionário online que obteve 356 respostas sobre golpes na internet, realizado de maio a junho de 2020. A observação dos dados demonstra que a noção do espaço no ambiente digital pode ser aplicada para reconhecimento de links falsos,  e que a literacia digital tem um papel crucial neste contexto.   

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Daniela Osvald Ramos, Universidade de São Paulo

Professora no curso de Educomunicação do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) na mesma instituição. E-mail: dosvald@gmail.com

Egle Muller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM). E-mail: egle.spinelli@gmail.com

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-06-30

Come citare

RAMOS, Daniela Osvald; SPINELLI, Egle Muller.
Circulação de golpes no WhatsApp entre jovens universitários e o papel da literacia digital na prevenção de phishing
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 47–62, 30 giu. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19055. Acesso em: 23 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Relatos de Pesquisa