Comunicação da ciência nas redes sociais virtuais: uma análise das fanpages de universidades federais mineiras

Autori

  • Pedro Farnese Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG / Universidade Paulista (Unip)
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (Unip)

Parole chiave:

Comunicação da Ciência, Representações, Universidades, Redes Sociais

Abstract

O presente trabalho busca apontar formas de produção de conteúdo e apropriação de temas a partir das publicações no Facebook das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV). Usando como metodologia a análise de conteúdo, as postagens foram categorizadas e contrastadas com as metas preconizadas em seus Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI). O objetivo é verificar se as universidades utilizam a rede social para a visibilidade do conhecimento produzido e promoção da ciência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Pedro Farnese, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG / Universidade Paulista (Unip)

Doutorando em Comunicação e Culturas Mídiáticas, com bolsa Capes, na Universidade Paulista (Unip). Jornalista efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora. 

Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo Iuperj, Brasil. Professor e pesquisador do PPGCOM da UFJF.

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (Unip)

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Paulista (UNIP).

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-12-28

Come citare

FARNESE, Pedro; LEAL, Paulo Roberto Figueira; FERNANDES, Carla Montuori.
Comunicação da ciência nas redes sociais virtuais: uma análise das fanpages de universidades federais mineiras
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 26, p. 83–99, 28 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/15287. Acesso em: 14 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos