Café com canela e as dimensões políticas do cinema brasileiro recente:

produção, representações e circulação

Auteurs-es

  • Eduardo Paschoal de Sousa Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.2

Mots-clés :

cinema brasileiro, político, circulação, cultura audiovisual

Résumé

Este artigo tem por objetivo observar as dimensões políticas de Café com canela (Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2017) a partir de sua produção, das representações que mobiliza e das interpretações que a obra adquire à medida que circula. É composto por um retrospecto do político no cinema brasileiro, considerando um direcionamento marcante, nas duas últimas décadas, para questões de gênero, raça e etnia, sexualidade e classe social. Em seguida, propõe uma reflexão acerca da reivindicação dos próprios agentes produtores por uma maior distribuição nas políticas públicas. Por fim, propõe um retorno à materialidade fílmica para retomar aspectos de sua narrativa e das imagens que constrói, especialmente em uma partilha da memória coletiva e na reivindicação de uma subjetividade.

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Publié-e

2023-06-30

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SOUSA, Eduardo Paschoal de.
Café com canela e as dimensões políticas do cinema brasileiro recente:: produção, representações e circulação
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 31, 30 juin 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/21257. Acesso em: 21 nov. 2024.

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