AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA EDITORIA "POLÍTICA NACIONAL" DA REVISTA ROLLING STONE BRASIL: A cobertura das eleições presidenciais de 2010 no Brasil

Autores/as

  • Carlos Augusto de França Rocha Júnior Universidade Federal do Piaui

Palabras clave:

nálise de Discurso Crítica. Comunicação. Cultura Pop. Discurso Político.

Resumen

Esta pesquisa analisa os discursos na editoria "Política Nacional" da revista Rolling Stone Brasil a respeito das eleições presidenciais brasileiras de 2010. O corpus é composto por seis edições da revista, veiculadas no segundo semestre do referido ano. Tenta-se compreender como os discursos da revista abordam as eleições daquele ano em relação aos candidatos, as tendências políticas e o processo eleitoral em si. Adota-se o referencial teórico da Análise de Discurso Crítica como modo de observar criticamente os sentidos produzidos pela revista ao tratar da cena política brasileira. Para isso, recorre-se a categorias analíticas como avaliação, ideologia e luta hegemônica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Augusto de França Rocha Júnior, Universidade Federal do Piaui

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estratégias de Comunicação - NEPEC/UFPI.

Cómo citar

ROCHA JÚNIOR, Carlos Augusto de França.
AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA EDITORIA "POLÍTICA NACIONAL" DA REVISTA ROLLING STONE BRASIL: A cobertura das eleições presidenciais de 2010 no Brasil
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 14, 4 jun. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3501. Acesso em: 17 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos