O videoclipe Formation, de Beyoncé, e a crítica pós-colonial ao racismo ambiental

Autores/as

Palabras clave:

Pós-colonial, Pós-fenomenológico, Racismo ambiental, Videoclipe

Resumen

A cantora Beyoncé assumiu sua causa antirracista e agregou apelos ambientais, de classe e de gênero no videoclipe Formation. Apresentando distintos perfis sociais de mulheres e os articulando contra camadas de opressão, legitima seus
engajamentos feministas. As perspectivas representadas demonstram que as reações a desastres ambientais cujos impactos atingem mais a comunidade negra pobre podem romper dispositivos de poderes socioambientais convergentes e hierárquicos.

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Citas

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

ALMEIDA, Simão Farias.
O videoclipe Formation, de Beyoncé, e a crítica pós-colonial ao racismo ambiental
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 57–72, 20 dic. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/24431. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos