UM PASSO DE CADA VEZ NO PASSINHO DOS MALOKA:

as encruzilhadas do corpo, da cultura, do comum, da contraconduta e do espetáculo

Autores/as

  • Danilo Meireles UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Daniel Meirinho UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palabras clave:

Passinho dos Maloka, mídia, corpo, teorias da comunicação, instagram

Resumen

O Passinho dos Maloka tem se consolidado na cena da música periférica brasileira como movimento cultural e de dança que propõe na contemporaneidade formulações epistêmicas enunciadas pelos seus sujeitos dançantes, sobretudo em circulação nas redes sociais digitais como o Instagram. Com isso, este artigo se propõe a estabelecer conexões epistêmicas e empíricas ao fenômeno do movimento bregafunk nordestino a partir do 58 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024 entrecruzamento e possíveis aproximações das Teorias da Comunicação Midiática e suas estruturas conceituais de corpo enquanto dispositivo midiático comunicativo. O percurso metodológico se estrutura nas formas de hibridização da análise do discurso e da exploração dos conceitos de corpo, cultura, partilha do comum, contraconduta e espetáculo. Assim, o texto propõe uma discussão acerca da compreensão de como as Teorias da Comunicação Midiática podem oferecer ferramentas de cunho analítico e metodológico para explorar objetos de pesquisa contemporâneos, dada à sua mobilidade e constante atualização.

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Publicado

2024-07-01

Cómo citar

MEIRELES , Danilo; MEIRINHO, Daniel.
UM PASSO DE CADA VEZ NO PASSINHO DOS MALOKA:: as encruzilhadas do corpo, da cultura, do comum, da contraconduta e do espetáculo
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 33, p. 57–76, 1 jul. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/23888. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos