A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO: uma revisão literária do cenário Paulista

Autores/as

  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade Sagrado Coração
  • Marcelo da Silva Universidade Sagrado Coração

Palabras clave:

Teorias da Comunicação. Relações Públicas. Revisão Literária. Cenário Paulista.Estratégia.

Resumen

Levamos a cabo  uma revisão  literária por meio de uma pesquisa bibliográfica parcial da área de Relações Públicas de 2008 a2012, a fim de identificar as reflexões científicas que sustentam o surgimento de um “novo” paradigma no  cenário paulista. Inicialmente, apresentamos como surgiram os primeiros pensamentos científicos em comunicação, os quais estão ligados a diversas Teorias que tentam explicar o surgimento e a
edificação da comunicação de massa. Em seguida, mostramos em que  ponto dos estudos comunicacionais se iniciou o pensamento científico em Relações Públicas, trazendo à baila seu desenvolvimento nos Estados Unidos, sua chegada ao Brasil e os contornos próprios que a área ganhou em território nacional, assim como a situação na qual se encontra.  

Palavras-chave:Teorias da  Comunicação. Relações Públicas.  Revisão Literária. Cenário Paulista.Estratégia.

ABSTRACT: We intend to conduct a literature review in Public Relations from 2008 to 2012 in order to identify the scientific  considerations that support the emergence of a "new" paradigm scene in São Paulo. Therefore, originally, we present how the first scientific thoughts arose in communication, which are linked to the various Communication Theories that attempt to explain the emergence and building of mass communication. Then, we show in which point the communication studies began scientific thinking in Public Relations, bringing up its birth and development in the United States of America (USA), its arrival in Brazil and the contours themselves that the area earned in the national territory as well as the situation in which it is today. We conduct a literature search and focus our analysis on authors that we believe they sustain this supposed "new" paradigm of Public Relations trampled on a strategic vision in São Pauloscene, namely: Cesca (2008), Ferrari e França (2009), Farias (2011) e Schmidt(2011).

Keywords:  Communication Theories. Public Relations.  Literature  Review. São Paulo Scene. Strategy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica de Cássia Rossi, Universidade Sagrado Coração


Relações Públicas (2007) e Mestre em Comunicação (2011) pela Unesp/Bauru. Doutoranda em Ciências
Sociais pela Unesp/Marília e Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Publicas da
Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru/SP.Membro do Gepcom.

Marcelo da Silva, Universidade Sagrado Coração

Relações Públicas (2003) e Mestre em Comunicação Midiática (2009) pela Unesp/Bauru. Doutorando em
Comunicação Social pela Umesp/São Paulo. Professor dos cursos de Comunicação da Universidade Sagrado
Coração de Bauru/SP.Membro do Gepcom e do Coling. Bolsista CAPES.

Cómo citar

ROSSI, Jéssica de Cássia; SILVA, Marcelo da.
A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO: uma revisão literária do cenário Paulista
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 13, 3 feb. 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/2070. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos