REPRESENTATIVIDADE NEGRA FEMININA NA PUBLICIDADE NO COMBATE AO RACISMO

Autores/as

  • Suelen de Aguiar Silva Universidade Estácio de Sá
  • Thamires Ferreira Carpi Universidade Estácio de Sá

Palabras clave:

Representatividade feminina, Racismo, Publicidade, Feminismo negro, Interseccionalidade.

Resumen

Estudo sobre a representatividade negra feminina em filmes publicitários brasileiros. Os principais objetivos são apresentar essa representatividade no combate ao racismo e observar a imagem da mulher negra nas peças analisadas. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica com base em autoras negras feministas, como Lélia Gonzalez e Djamila Ribeiro. Bem como o aporte da semiótica de Lúcia Santaella para a análise dessas peças. Os principais resultados apontam uma mudança na representação da mulher negra na publicidade. Concluímos que,  apesar dessa mulher estar ganhando visibilidade no contexto das minorias, a publicidade se faz essencial na formação de uma representatividade mais democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suelen de Aguiar Silva, Universidade Estácio de Sá

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Doutorado)

Thamires Ferreira Carpi, Universidade Estácio de Sá

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharel)

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

DE AGUIAR SILVA, Suelen; FERREIRA CARPI, Thamires.
REPRESENTATIVIDADE NEGRA FEMININA NA PUBLICIDADE NO COMBATE AO RACISMO
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 181–201, 30 jun. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13809. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos