Entre a cultura e sociedade mediatizada:
uma Análise do Podcast "A Mulher da Casa Abandonada"
Palavras-chave:
Cultura, Produção, Recepção, PodcastResumo
O presente trabalho busca mensurar os sentidos entre a produção e recepção do podcast “A mulher da casa abandonada”. Procuramos compreender como uma produção pode afetar a cultura de consumo e as práticas sociais, a partir de interações virtualizadas. Como método de investigação e análise, utilizamos o circuito da cultura de Du Gay (1997), para entender a relação entre cultura e poder, em interface com os métodos de netnografia, apresentados por Kozinets (2010), com o propósito de compreender os discursos em redes online. Através da análise de produção e recepção, concluímos que o consumidor tem papel cada mais ativo online, gerando conteúdo sobre si próprio, e reafirmando a sua própria identidade.
Downloads
Referências
BERRY, R. Will the iPod kill the radio star? Profiling podcasting as radio. The international journal of research into new media technologies. Londres: Sage Publications V.12, n. 2, 2006.
CASTELLS, Manuel; CARDOSO ,Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. A sociedade em rede: do conhecimento à política. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.
CORRÊA, Maurício; ROZADOS, Helen. A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.22, n. 49, 2017.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.
DU GAY, P. Some course themes. Não publicado, Milton Keynes, The Open University. 1994.
DU GAY; NEGUS, Keith; HALL, Stuart; JANES, Linda; MACKAY, Hugh. Doing Cultural Studies: the story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.
ESCOSTEGUY, Ana. Quando a recepção já não alcança: os sentidos circulam entre a produção e a recepção. E-Compós, 12(1), 2009.
GIDDENS, Anthony. The Consequences of Modernity. Cambridge: Polity Press, 1990.
GITLIN, Tood. The Whole World Is Watching. Berkeley, Ca.:University of California Press, 1980.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação & Realidade. 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
__________.Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. Em: MORAES, Dênis de (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. São Paulo: Penso Editora, 2010.
LUIZ, Lúcio; ASSIS, Pablo. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Caxias do Sul: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação, 2010. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5-0302-1.pdf >.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Denis (org.) Sociedade mediatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MEDINA, Cremilda. Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. SP: Summus, 1988.
MORIN, Edgard. Complexidade e ética da solidariedade. In CASTRO, G. et al Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.
PACÍFICO, Marsiel; GOMES, Luiz Roberto. O Espetáculo de Si: Uma Proposição Sobre a Atualidade da Sociedade do Espetáculo. 2019. Disponível em < https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3562 >.
RELLSTAB, Clara. O podcast no Brasil: uma análise sobre o formato e suas abordagens acadêmicas. São Paulo: Serie Altejor, vol. 01, 2022.
ROEH, Itzhak. Journalism and Storytelling, Coverage as Narrative. American Behavioral Scientist, Vol. 13, 1989.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a Cultura: a comunicação e os seus produtos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco: Introdução à cultura de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: Uma Teoria da Comunicação Linear e em Rede. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2002.
SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira. São Paulo: Summus editorial. 2004.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. A Tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2008.
TUCHMAN, Gaye. Telling Stories. Journal of Communication. Vol. 26, N°04, 1976.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e Diferença. Vozes, Petrópolis, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.