Ambient Advertising

inovação na utilização da cidade como palco para mensagens publicitárias não-convencionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.14

Palavras-chave:

Publicidade, publicidade ambiental, análise de conteúdo, cidade

Resumo

A cidade e seus ambientes são palcos para todo tipo de manifestação de mensagens comerciais que visam alcançar e persuadir os consumidores que transitam e utilizam estes espaços em suas vivências cotidianas. Esta pesquisa objetiva compreender de que maneira o formato de publicidade não-convencional denominado Ambient Advertising explora o espaço urbano para envolver seus usuários. Para tanto, o estudo discute o conceito de Ambient Advertising em associação a noção de publicidade não-convencional e analisa cinquenta campanhas desta tipologia a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. A metodologia adotada é de abordagem mista, natureza aplicada e exploratória quanto aos objetivos.

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Biografia do Autor

Sergio Kulak, Universidade Fernando Pessoa

Doutor em Ciências da Informação, na modalidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos, pela Universidade Fernando Pessoa (2022). Professor dos cursos de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro. E-mail: sergiokulak@gmail.com.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

KULAK, Sergio.
Ambient Advertising: inovação na utilização da cidade como palco para mensagens publicitárias não-convencionais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 62–86, 29 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19993. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos