A contribuição da gravadora Tapecar para a popularização da música pop internacional no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.12

Palavras-chave:

Indústria fonográfica brasileira, Mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, Música pop em língua inglesa no Brasil

Resumo

O presente trabalho aborda a gravadora Tapecar, no qual observa-se a sua contribuição para a difusão da música pop internacional no Brasil durante a década de 1970. O foco deste trabalho é no repertório internacional, majoritariamente soul music e disco music, observados por meio de textos, que indicam as ações da gravadora e seu contexto dentro da indústria fonográfica e de radiodifusão brasileira; além da observação de lançamentos fonográficos específicos, incluindo os realizados pela Som Livre que licenciaram fonogramas da Tapecar, e do uso dos fonogramas da gravadora observada na radiodifusão brasileira, especialmente na exibição nas telenovelas da Rede Globo.

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Biografia do Autor

Johan Cavalcanti van Haandel

Doutor em Informação e comunicação em plataformas digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, mestre em Comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bacharel em Arte e mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: j.haandel@ua.pt

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

HAANDEL, Johan Cavalcanti van.
A contribuição da gravadora Tapecar para a popularização da música pop internacional no Brasil
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 27–40, 29 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19986. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

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Artigos