O contexto social do humor e a reprise de Sai de Baixo

Autores

  • Clarice Greco Universidade Paulista
  • Paulo José de Sousa Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.20

Palavras-chave:

Humor, Sai de Baixo, Reprise, Preconceito, Estereótipos

Resumo

Este artigo propõe discussão sobre elementos característicos do humor presentes no programa Sai de Baixo da TV Globo. Sucesso de público nos anos 1990, as piadas carregam estereótipos e preconceitos questionados por diversos movimentos sociais ao longo das últimas décadas. O referencial teórico perpassa estudos sobre o riso, estereótipos e preconceitos e a análise de conteúdo se debruça sobre os focos temáticos de quatro episódios da série. Como principais resultados, destacamos o desalinhamento da reprise em relação aos debates sobre inclusão social recentes; a importância do resgate de discussões sobre a responsabilidade social da TV e o entendimento de que a reprise e a continuidade da série indicam a preservação de nicho de audiência que apoia esse tipo de humor.

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Biografia do Autor

Clarice Greco, Universidade Paulista

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Co-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA). Projeto FAPESP 2021/14200-8. Email: claricegreco@gmail.com

Paulo José de Sousa, Universidade Paulista

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP, com bolsa CAPES. Email: pajsou@gmail.com

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

GRECO, Clarice; SOUSA, Paulo José de.
O contexto social do humor e a reprise de Sai de Baixo
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 185–203, 29 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19961. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos