COMUNICAÇÃO, CONSUMO E PÓS-MODERNIDADE: notas para uma discussão

Autores

  • Luiz PERES-NETO
  • Fabrizzio CHIOCCOLA

Palavras-chave:

comunicação, consumo, pós-modernidade

Resumo

RESUMO: Este artigo propõe discutir caminhos para uma articulação teórica entre o campo da comunicação e consumo com a visada pós-moderna, seja desde uma perspectiva crítica à mesma ou não, a partir de autores como Harvey, Milton Santos, Jameson, Canclini, Ortiz, Baudrillard, Baitello e Sennett. Evidentemente, trata-se de um recorte que limitará e encalçará a discussão proposta. Destarte, este artigo não pretende extrair conclusões, assim como tampouco procura realizar uma classificação ou taxonomia de autores ou escolas e sim propor uma revisão de temas e conceitos-chave que permitam problematizar a relação entre comunicação, consumo e pós-modernidade.
PALAVRAS-CHAVE: comunicação; consumo; pós-modernidade.


ABSTRACT: This work aims to discuss some ways to enable a theoretical framework through communication and consumption field with the post-modern perspective and its critiques, discussing authors such as D. Harvey, Milton Santos, F. Jameson, García Canclini, Ortiz, Baudrillard, Baitello, and Sennett. Certainly, it is a limited proposal considering its scope. For that, this paper does not want to be conclusive. Also, it does not try to develop taxonomy of authors or schools. The core effort is to suggest some frames on themes and key concepts in order to enlighten a discussion on how consumption, communication, and modern life relate to each other.
KEYWORDS: communication; consumption; postmodernity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

PERES-NETO, Luiz; CHIOCCOLA, Fabrizzio.
COMUNICAÇÃO, CONSUMO E PÓS-MODERNIDADE: notas para uma discussão
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 230–242, 23 Mar 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 3 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos