A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Modernidade Líquida. Educação. Pedagogia da Autonomia.

Resumo

Neste artigo destacar-se algumas das características do trabalho docente no sistema neoliberal no contexto paradigmático caracterizado como “modernidade líquida”. A abordagem é qualitativa e se embasada em Bauman, Dowbor,  Dardot e Laval além de trechos da obra de Marx e Engels. Para além, busca-se no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma referência para o trabalho de educadores progressistas visando a compreensão das contradições e a transformação da realidade. Conclui-se que os obstáculos à emancipação do ser humano não se dão, na maioria das vezes, de maneira aparente; a opressão e a alienação se realizam na racionalidade neoliberal. Neste contexto, a sociedade de classes se perpetua sustentada pela narrativa da liberdade democrática, mas sob o controle do mercado neoliberal. Assim, a educação e o educador tem um lugar proeminente, potencializar a insatisfação dos indivíduos, estimular a reflexão crítica e reinventar a utopia por meio de uma pedagogia libertadora.

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Biografia do Autor

José Antonio Dias, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC/Lages

Professor efetivo da rede municipal de educação do município de Lages/SC;

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (PPGE-UNIPLAC);

 Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e Práticas (GEDETER).

Geraldo Augusto Locks, Atualmente é Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - SC).

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994). Especialização lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991); Especialização Lato sensu em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Investigador Visitante (Pó-Doutoramento) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal (2018).Atualmente é Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - SC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e Práticas (GEDETER), com Projeto de Pesquisa: Educação, Economia Solidária e Emancipação Social - A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Tem experiência no campo da Antropologia com ênfase na Antropologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão formação e institucionalização da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP UNIPLAC) e coordena o Curso de Extensão Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE)

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Dias, J. A., & Locks, G. A. (2020). A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NA MODERNIDADE LÍQUIDA: desafios e possibilidades. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15522

Edição

Seção

Filosofia como reflexão genealógica da moral, das instituições e da arte