MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática

Autores

Palavras-chave:

Michel Foucault, Educação em Ciências, Ensino de Ciências.

Resumo

Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica.

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Biografia do Autor

José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Ferraro, J. L. (2020). MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação