A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: Uma análise da concepção de sujeito na BNCC à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n31.2023.5Parole chiave:
Ética da Autenticidade, Charles Taylor, BNCC, Sujeito, Educação IntegralAbstract
O artigo busca discutir a concepção de sujeito presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vinculado à ideia de educação integral à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor. Com fulcro na análise crítica e documental dos fundamentos da BNCC relativos à educação integral, e dos textos de Taylor, pretende-se, neste trabalho, (i) entender qual sujeito o sistema educacional brasileiro está formando, considerando que a BNCC norteia os currículos da educação nacional; (ii) examinar se as ideias filosóficas de Taylor, particularmente aquelas presentes em “A Ética da Autenticidade”, estão refletidas nos sujeitos moldados pela BNCC; e (iii) discutir de que forma os mal-estares da modernidade estão presentes na BNCC e de que modo impedem, numa visão, uma educação autêntica. Assim sendo, o texto contribui para que se pensar a educação integral proposta pela BNCC e a singularidade do sujeito moral em Taylor.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Apple, Michael W. Para Além da Lógica de Mercado: Compreendendo e Opondo-se ao Neoliberalismo. Rio de Janeiro, DP & A Editora, 2005.
Bahia (Bahia). Secretaria de Estado de Educação. Transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, 2019. Disponível em: https://ibiassuce.ba.gov.br/arquivos/10%20-%20Transi%C3%A7%C3%A3o%20E.Fundamnetal%20e%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 29 out. 2024.
Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. 6ª. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
Binja, Elias. Multiculturalismo: a Identidade do Sujeito nas Tensões Sociais Contemporâneas em Charles Taylor. São Paulo: LiberArts, 2015.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 out. 2024.
Brasil. Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 29 out. 2024.
Brasil. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htmconst. Acesso em: 29 out. 2024.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16 mar. 2023.
Brasil. Portaria nº 1.570, de 20 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União, seção 1, 21 Dec. 2017, p. 146.
Bourdieu, Pierre. A Miséria do Mundo. 17ª Ed. Petrópolis (Rio de Janeiro): Vozes, 2008.
Branco, E. P.; Branco, A. B. G.; Iwasse, L. F. A.; Zanatta, S. C. BNCC: a Quem Interessa o Ensino de Competências e Habilidades? Debates em Educação, Vol. 11, p. 155-171, 2019.
Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Características da Investigação Qualitativa. In: Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.
Boletim ANPEd. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2/3, abr/set 1988, p. 67.
Caetano, M. R. A Base Nacional Comum Curricular e os Sujeitos que Direcionam a Política Educacional Brasileira. Contrapontos (Online), Vol. 19, nº. 2, p. 132-41, 2019.
Caetano, M. A. As Reformas Educativas Globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Textura (Ulbra), Vol. 22, p. 36-53, 2020.
Carneiro, M. A. BNCC Fácil: Decifra-me ou Te Devoro. Petrópolis (Rio de Janeiro): Vozes, 2020.
Costa, M. O.; Caetano, M. R. Um Novo Ethos Educacional no Ensino Médio: Da Formação Integral ao Empreendedorismo. Revista Exitus. Vol. 11, p. 1-24, 2021.
Costa, Paolo. Verso un’Ontologia dell’Umano. Antropologia Filosófica e Filosofia Política in Charles Taylor. Milano: Edizioni Unicopli, 2001.
Foucault, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Foscheira, R. Educar na Autenticidade em Charles Taylor. Educação (Porto Alegre), Vol. 32, Nº. 3, p. 365-374, set./dez. 2009.
Foscheira, R. Autenticidade e Educação em Charles Taylor. Tese (Doutorado) – Instituto Ecumênico de Pós-graduação, EST, São Leopoldo, 2008, 277p.
Heuser, Ester M.; Dias, Adriana M. Espólios Filosóficos Na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a Dimensão Ética. Conjectura: Filosofia e Educação (Caxias do Sul). Vol. 26, p. 484-512, 2021.
La Taille, Y. Desenvolvimento do Juízo Moral e Afetividade na Teoria de Jean Piaget. In: La Taille, Y.; Kohl, Marta; Dantas, Heloysa. Piaget, Wallon e Vygotsky: Teorias Psicogenéticas em Discussão. 27ª Ed. São Paulo: Summus, 2006.
Lazaretti, Lucinéia Maria. Cadê o conteúdo que estava aqui? interlocuções entre a Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil. In: Malanchen, Júlia; Matos, Neide S.; Orso, Paulino J. A Pedagogia Histórico-crítica e as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas (São Paulo): Editora Autores Associados, 2020.
Laval, Christian. Foucault, Bourdieu et la Question Néolibérale. Paris: Editions La Découverte, París, 2018
Laval, C. A Escola não é uma Empresa: o Neoliberalismo em Ataque ao Ensino Público. São Paulo: Boitempo, 2019.
Ludke, Menga; André, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Martins, Heloisa H. T. de S. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa (São Paulo), Vol. 30, nº.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
Marx, K. O Capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1984
Nay, Olivier. História das Ideias Políticas. Petrópolis: Vozes, 2007.
Neira, Marcos G.; Alviano Júnior, Wilson; Almeida, Déberson F. A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016.
Nogueira, L.; Dias, J. P. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em Disputa na Lógica das Competências. Investigações (Online), Vol. 31, p. 26-48, 2018.
Rohling, M. O Governo da Educação e a Justiça Educacional: uma Análise das Bases da Legislação Educacional Brasileira à luz da Controvérsia Liberal-comunitarista. 2018. 388 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2018c. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PEED1337-T.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.
Saviani, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
Taylor, Charles. Argumentos Filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.
Taylor, Charles. As Fontes do Self: a Construção da Identidade Moderna. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2011a.
Taylor, Charles. A Ética da Autenticidade. São Paulo: É Realizações, 2011b.
Taylor, Charles. Imaginários Sociais Modernos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.
Taylor, Charles. O Multiculturalismo e a Política do Reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
Taylor, Charles. Philosophical Papers. 2 Vol. New York: Cambridge University Press, 1985.
Taylor, Charles. Uma Era Secular. Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.