A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO

Auteurs-es

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Luís Carlos Bittencourt Universidade Veiga de Almeida
  • Ediana Abreu Avelar Professor da UNISUAM e da Universidade Veiga de Almeida

Mots-clés :

Marketing, Educação, Capitalismo, Cultura

Résumé

Este artigo se propõe a refletir sobre utilização das ferramentas de marketing na gestão das instituições superiores de ensino. Apresenta o marketing como parte fundamental do sistema liberal capitalista, embora tenha sido sistematizado apenas no final do Século XX. Demonstra que hoje a orientação para o mercado está presente na gestão das maiores universidades brasileiras, principalmente as privadas, e defende a prática de um marketing educacional pautado em geração de valores permanentes de responsabilidade social. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Dr. em Filosofia. Especialidades: Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, Marx, teoria psicanalítica e temas relacionados a teoria da comunicação, comunicação corporativa, Moda e Consumo e crítica da cultura contemporânea através de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ortega Y Gasset, Baudrillard, Michel Foucault, Pierre Lévy, Manuel Castells, dentre outros.

Luís Carlos Bittencourt, Universidade Veiga de Almeida

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ/Professor da Universidade Veiga de Almeida

Ediana Abreu Avelar, Professor da UNISUAM e da Universidade Veiga de Almeida

Doutoranda em Ciência Política pelo IUPERJ

Références

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2004.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade e Poder: análise crítica – fundamentos históricos: 1930-45. Brasília: Plano. 2000.

HAYEK. F.A. O caminho da Servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

KLEIN, Naomi. Sem logo – A tirania das marcas em um planeta vendido. 4ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

KOTLER, Philip e FOX, Karen F.A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-27

Comment citer

Bittencourt, R. N., Bittencourt, L. C., & Avelar, E. A. (2017). A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(13). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098