ESCOLA CÍVICO-MILITAR: sinônimo de disciplina e interesse?
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.26Mots-clés :
Autoritarismo, Corpo dócil, Disciplina, Indisciplina, InteresseRésumé
Uma reclamação constante no ambiente escolar é a falta disciplina e, a solução que se propagou num senso comum, para resolver esse problema é a volta de uma educação autoritária com a proposta de militarização das escolas públicas. Nosso intuito com esta discussão é trazer à baila o conceito de disciplina/indisciplina e interesse, partindo do pragmatismo de John Dewey e da docilização dos corpos de Michel Foucault, ampliando as possibilidades de entendimento sobre esses conceitos, sobretudo, no âmbito escolar, instituição tão cara para o desenvolvimento humano e social.
Téléchargements
Références
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
ARAÚJO, L. Na teoria, modernização; na prática, regressão: política educacional no governo Temer. Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, v. 27, 2021, p. 1-19. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35696
CASTRO, Camila S. & Rodrigues, Luciana, A. Disciplina e indisciplina escolar em tempos de sociedade excitada. Impulso. 26(67), 2016, p. 23-37, set.-dez. https://doi.org/10.15600/2236-9767.
DALBERIO, Maria C. B. Gestão Democrática e participação na Escola Pública Popular. Revista Iberoamericana de Educación. n.º 47/3, 2008. https://doi.org/10.35362/rie4732349
DEWEY, John. Como pensamos. (Trad. de Haydée Camargo Campos e Leonardo van Acker, 4ª ed.) São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.
DEWEY, John. Democracia e Educação. (Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira, 3ª ed.) São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petropolis: Vozes, 1987.
NASCENTE, Renata M. M.; SILVA, V. D. Democratização da Educação Básica em São Paulo. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.26, 2020, p.1-19. https://doi10.26512/lc.v26.2020.24702
RORTY, Richard. Contingencia, Ironia e Solidariedade. Lisboa: Presença, 1994.
SILVA, Tomaz T. O Sujeito da Educação – Estudos foucaultianos. Petropolis: Vozes, 2011.
VARELA, Julia. O Estatuto do Saber Pedagógico. In: Silva, Tomaz. T (Org): O sujeito da educação - Estudos foucaultianos. Petropolis: Vozes, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos Zygmunt Bauman 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.