A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.19Mots-clés :
Filosofia da educação, Modernidade e Pós-modernidade, Formação ética, Escolas cívico-militaresRésumé
O presente artigo trata sobre a proposta educativa da modernidade, levando em conta as críticas que os filósofos pós-modernos fazem à racionalidade, que influenciou a formação humana e culminou com o holocausto da Segunda Guerra. Consideramos, as críticas de Adorno à razão instrumental que não só teve influência epistemológica, senão também ética. Finalizamos com algumas propostas e tentativas para alcançar a ética na formação humana. A metodologia utilizada será a bibliográfica e está caracterizada por uma reflexão acerca das propostas e desafios contemporâneos.
Téléchargements
Références
Adorno, Theodor. Textos Escolhidos. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.
Adorno, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 1995.
Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um estudo sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
Canetti, Elias. Massa e poder. Brasílea: Ed. Universidade de Brasília, 1983.
Cassirer, Ernst. A filosofia do iluminismo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
Lyotard, Jean-François. A condição pós-modema. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
Habermas, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Kant, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Casa das Musas. 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2808482&forceview=1.
Kant, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
MEC. Escola cívico militar. 2019. Disponível em: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/ Acesso em: 06 março. 2022.
Rorty, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Rouanet, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Rousseau, Jean-Jaques. Emilio ou da Educação. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1995.
Santos, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez editores, 2008.
Schiller, Friedrich. Sobre a Educação Estética da Humanidade. São Paulo: Herder, 1963.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos Zygmunt Bauman 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.