A ICONOCLASTIA TECNOLÓGICA DE EDGAR FRANCO NA ARTE MÍDIA
Palabras clave:
artemídia, iconoclastia, arte e tecnologia, contexto tecnológicoResumen
Este artigo tece reflexões sobre três obras em artemídia do artista transmídia brasileiro Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé: La Vero (2016), Immobile art (2009) e Freakpedia (2007, com Fabio FON). Observa-se que estas três produções reúnem características comuns: partem de elementos do contexto tecnológico para propor premissas radicalmente opostas às expectativas de uso convencional dos meios; acabam por operar em um domínio essencialmente conceitual, onde a ideia da proposição artística se sobressai sobre o objeto em si. Os projetos analisados são capazes de gerar uma tomada reflexiva do público, instigando a pensarmos para além de modelos tecnológicos hegemônicos.
Descargas
Citas
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.
FRANCO, Edgar Silveira. Aurora pós-humana: universo ficcional multimídia em expansão. In: DOMINGUES, Diana; VENTURELLI, Suzete (orgs.). Criação e poéticas digitais. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005. pp. 61-72.
FRANCO, Edgar. Immobile art: uma irônica poética tecnológica de contestação. In: Anais do 19° Encontro Nacional da ANPAP. Maria Virginia Gordilho Martins (Viga Gordilho); Maria Herminia Olivera Hernández. (Org.). Cachoeira: ANPAP, EDUFBA, 2010.
FRANCO, Edgar. La Vero: processo criativo de instalação interativa que questiona a obsolescência programada e o colapso global. In: Anais do 26º Encontro Nacional da ANPAP. Luisa Paraguai Donati; Milton Sogabe (Org.). Campinas: ANPAP, PUCCAMP, 2017. No prelo.
FRANCO, Edgar; NUNES, Fabio Oliveira. O Elogio da Insignificância: Uma Poética Libertária no Ciberespaço. In: Anais do 17° Encontro Nacional da ANPAP. Sandra Regina Ramalho e Oliveira; Sandra Makowiecky. (Org.). Florianópolis: ANPAP, UDESC, 2008. p.1680 -1690.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo – Arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras/MAC-USP, 1999.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. E-Compós - Revista da Assoc. Nac. dos Prog. de Pós-Graduação em Comunicação, n.1, dezembro de 2004. 15 p. Disponível em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/15/16>. Acesso em 08 de outubro de 2017.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding media). 3ª ed. São Paulo: Cultrix, 1971.
NUNES, Fabio Oliveira. CTRL+ART+DEL: distúrbios em arte e tecnologia. São Paulo: Perspectiva, 2010.
READY-MADE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5370/ready-made>. Acesso em: 09 de outubro de 2017. Verbete da Enciclopédia.
RISERIO, Antonio. Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Salvador: Copene, 1998.
SANTOS NETO, Elydio dos. O que são histórias em quadrinhos poético-filosóficas? Um olhar brasileiro. In: Visualidades – FAV-UFG. V. 7. N.1. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18120>. Acesso em 09 de outubro de 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.