“ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, AO PASSO CONSUMISTA E COM VONTADE”: a conformação com o modo de vida consumista e a constituição de sujeitos ávidos a consumir
Palabras clave:
Consumismo, Limites Morais, Subjetividades.Resumen
O presente trabalho buscou refletir sobre o consumismo assumindo sua influência relevante na constituição de modos de vida e subjetividades. Como não podia deixar de ser, o apelo do marketing, a busca por status e a tomada ou não de consciência (quanto ao hábito de consumir desmoderadamente), apareceram nesse cenário para fins de discussão. A literatura demonstrou a conformação com o modo de vida para com o consumismo, bem como a preocupação acerca de como a lógica consumista tem tornado os limites morais do mercado cada vez mais tênues e permeáveis.Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
BITTENCOURT, R. N. Consumo para o vazio existencial. Revista Filosofia Ciência e Vida. Editora Escala Ltda, N. 48, jun. 2010.
BORBA, J. M. P. A literatura de auto-ajuda financeira e o capitalismo de consumo. V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. Tendências e Ideologias do consumo no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro/RJ – 15 a 17 de setembro de 2010.
LAZZARI, F. Explorando o Efeito Placebo das Ações de Marketing:o Papel do Preço e de Outros Fatores Sobre o Desempenho dos Produtos.XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro/RJ – 22 a 26 de setembro de 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lúcia Machado. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
______. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Tradução: Maria Lúcia Machado. – São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
PROGRAMA INFORMAÇÃO; ANDI – Comunicação e Direitos; PROJETO CRIANÇA E CONSUMO INSTITUTO ALANA. Infância & Consumo: estudos no campo da comunicação. Brasília: 2011.
ROCHA E. Totem e consumo: um estudo antropológico de anúncios publicitários. In: ALCEU - v.1, n.1, p. 18 a 37, jul/dez, 2000.
SALAZAR, C. L. J.; FERNANDES, C. de J.; SILVA, C. B.; GÓES, J. J. A de A.; MOREIRA, M. N.; LEAHY, N. S.; MENDES, T. F. G.; VIRGENS, V. M. de O. Ponderações sobre a atuação e prática da psicologia do consumidor. ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO – UERJ – 31 de outubro a 3 de novembro de 2007
SANDEL, M. J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Tradução: Clóvis Marques. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.